O secretário de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, informou nesta quarta-feira, 22, em entrevista coletiva, que a pasta a passará a divulgar em suas redes sociais e páginas oficiais o número de leitos disponíveis para o tratamento da Covid-19 em Alagoas, diariamente. Os dados também englobarão a distribuição semanal de EPIs para as unidades de saúde da rede pública.
Segundo Ayres, a medida de transparência se faz necessária diante das inúmeras denúncias e questionamentos em relação a disponibilização do material para os profissionais de saúde e o constante aumento de número de casos da doença no estado.
VEJA TAMBÉM: Covid-19: Deputado denuncia nepotismo, erros em exames e irregularidades no Lacen
Sobre o aumento de casos confirmados e óbitos pelo novo Coronavírus, o secretário frisou que a tendência é que haja aumento no número de casos ainda nos próximos dias. Segundo ele, no início do período de isolamento social, os alagoanos estavam “disciplinados” e seguindo as determinações de ficar em casa e evitar aglomerações, mas que desde o feriadão da Semana Santa tem se notado um “relaxamento” com esses cuidados, o que acabará ocasionando um maior número de infectados, questão que tem gerado preocupação ao governo, mesmo que “Alagoas tenha apresentado números bem mais baixos se comparado a outros estados do Nordeste”.
“Um ponto positivo para nós é que começamos a nos preparar desde fevereiro, então isto nos deu uma folga como a implantação da Central de Triagem instalado no ginásio do Sesi, que ajudará a evitar contaminações cruzadas em outras unidades, como o próprio HGE”, explicou.
O secretário informou que a Central de Triagem atendeu, do dia 14 de abril até hoje, 973 pessoas com síndromes gripais, das quais 411 foram encaminhadas para testes de Covid-19 e desse total, 11 testaram positivo.
ALAGOAS TEM 243 CASOS CONFIRMADOS E 20 MORTES PELA COVID-19.
Ocupação de leitos
De acordo com os dados apresentados pelo secretário, atualmente há em Alagoas 339 leitos, sendo 119 de UTI, com 24 ocupados, representando 20%; 31 leitos de unidade intermediária com apenas um ocupado, significando 3%; e 189 leitos clínicos, dos quais há 30 ocupados, o que representa 16%. Segundo os dados, os leitos de UTI já estão equipados com respiradores.O site da Sesau deve trazer diariamente a atualização destes dados.
EPIs”
Ayres citou também a reunião realizada pela Sesau junto com representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) nesta terça-feira (21) para reforçar que profissionais da saúde estão recebendo os EPIs necessários para o combate ao novo Coronavírus. Disse também que outros segmentos, como imprensa e segurança pública, também irão receber o material, já que não deixaram de exercer suas atividades durante o período de isolamento.
LEIA AINDA: MPT notifica Estado a prestar esclarecimentos sobre adoecimentos por coronavírus no SAMU
Segundo ele, os profissionais da saúde agora irão assinar um termo de recebimento das EPIs para “acabar com essa dúvida de que há ou não os equipamentos para que fique claro quem está recebendo o quê e que tipo de material, assim poderemos acabar com as fake news que estão espalhadas” e que a quantidade de cada tipo de equipamento recebido por cada unidade de saúde também será divulgada semanalmente.
Prestação de Contas
O secretário informou ainda que no final do mês de abril pretende realizar entrevista coletiva para prestação de contas dos recursos federais e equipamentos recebidos para esclarecer à sociedade sobre a destinação de tudo, frisando que os respiradores prometidos pelo Governo Federal ainda não chegaram ao estado.
Testes para a Covid-19
Ainda na coletiva, o secretário informou que o estado firmou parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para a realização de testes para a Covid-19. Somados aos exames feitos no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/AL) o estado passará a contar com a média de 150 testes por dia, entre testes rápidos e do tipo PCR.
Atualmente o Lacen, junto com laboratórios contratados, realiza 100 testes por dia, em média. Na Ufal este número chegará a 50, com previsão para que ambos aumentem sua capacidade e se atinja a média de 200 a 250 testes por PCR diariamente no estado já na próxima semana. “Nossa expectativa é estruturar novos locais para realização dos testes em todo o estado”, disse. Segundo Ayres, os exames já começaram a ser realizados hoje.