Mesmo com o ano letivo paralisado, a maior parte das instituições federais está se movimentando. É que elas estão se dedicando a produzir equipamentos de proteção individual e álcool em gel, para combater o novo coronavírus.
De acordo com os dados do Ministério da Educação (MEC), duas em cada três instituições federais têm buscado implementar ações que possam contribuir para o enfrentamento da covid-19. Em média, 1,2 mil ações estão sendo realizadas por 110 universidades, institutos federais e centros. As atividades beneficiam mais de 70 milhões de pessoas.
O Ministério da Educação criou um portal para monitorar o funcionamento e as ações das instituições federais. Todas as informações são atualizadas na plataforma disponibilizada pelo MEC.
A ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
Além dos equipamentos, mais de 70 instituições estão dedicando tempo para:
– Produzir materiais educativos;
– Promover aconselhamento e apoio psicológico;
– Assessorar secretariais estaduais e municipais de saúde;
– Fornecer capacitação profissional;
– Realizar teleatendimento para esclarecer as dúvidas da população;
– Distribuir alimentos;
– Produzir materiais de limpeza.
Os institutos também têm realizado exames para detectar o coronavírus, assim como, têm atuado na construção de equipamentos hospitalares, como os respiradores, essenciais no tratamento de pacientes mais graves.
No portal produzido pelo MEC, é possível encontrar a instituição, estudantes, professores, técnicos e demais profissionais envolvidos nos projetos.