Foi cancelado o maior festival de cerveja do mundo, Oktoberfest, realizado anualmente na Alemanha. A organização do evento divulgou a informação nesta terça-feira (21), alegando que, devido à pandemia de coronavírus, os riscos de manter o evento seriam muito altos.
O ministro da Baviera, Markus Söder, e o prefeito de Munique, Dieter Reiter, cancelaram oficialmente o evento durante uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira. “É sobre o maior e mais belo festival do mundo”, disse Söder na coletiva da Chancelaria do Estado da Baviera. “Estamos vivendo em tempos diferentes, e viver com coronavírus significa viver com cuidado. Os maiores cuidados se aplicam às celebrações”.
Os organizadores destacaram a importância de cuidar da saúde dos moradores da Alemanha e, também, dos visitantes de todo o mundo. “É um dia triste para mim, O fato de o evento não poder acontecer é uma pílula amarga de engolir, não apenas por causa dos muitos residentes e bávaros de Munique que amam tanto a Oktoberfest, mas é claro, também por causa de seu significado econômico para a cidade de Munique, afirmou o prefeito Dieter Reiter.
Em coletiva, os organizadores aproveitaram para anunciar a data da próxima edição, marcada para a partir de 18 de setembro de 2021.
ESPANHA
Na Espanha, o festival São Firmino, conhecido pela tradicional corrida de touros, também foi cancelado, devido à pandemia do novo coronavírus, informaram autoridades locais nesta terça-feira (21). O evento estava marcado para acontecer em julho.
“Como era esperado que acontecesse, isso nos deixa profundamente tristes”, disse a prefeita da cidade de Pamplona, Ana Elizalde, em comunicado.
O festival costuma atrair milhares de participantes e ganhou projeção internacional na obra de Ernest Hemingway “O sol também nasce”.