A Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau) deverá iniciar nos próximos dias buscas ativas por pessoas infectadas pelo novo Coronavírus no Estado. A informação foi confirmada em entrevista coletiva pelo secretário Alexandre Ayres.
Ayres explicou que a pasta já monitora através de mapas de calor e georreferência as regiões com maior aglomeração de pessoas e que usará estas informações para desenvolver ações de testagens rápidas para identificar possíveis casos de infecção pelo vírus. O início das ações está previsto para a próxima semana.
“A nossa intenção é testar em massa a maior quantidade de pessoas possível, para poder impedir que um indivíduo infectado e assintomático, por exemplo, contamine outras pessoas sem saber. […] A partir de agora todos nós precisamos ser considerados suspeitos.”, explicou.
Além da georreferência a Sesau deverá se voltar para as pessoas que tiveram contato com casos de confirmação da doença. A intenção é que as pessoas contaminadas sejam identificadas mais rapidamente e seu isolamento, seja domiciliar ou hospitalar.
Na entrevista, o secretário comentou ainda o aumento no número de casos confirmados da doença diariamente em Alagoas e associou os dados a dois fatores: o aumento no número de testes realizados e na falta de conscientização do alagoano.
“Eu volto a dizer, o cidadão alagoano é protagonista no combate ao coronavírus. Ficar em casa significa proteger a si, aos seus amigos, familiares e aos profissionais de saúde. Desde o feriadão da semana santa, quando foram vistos várias aglomerações, as pessoas têm tido a sensação de imunidade, de que a doença chega ao vizinho, mas não atinge a casa dele. Isso tem que acabar. É necessário ficar em casa e quando não puder, usar as máscaras corretamente”, frisou o secretário.
Novas Centrais de Triagem
O secretário frisou também o trabalho desenvolvido na Central de Triagem, instalada no ginásio do Sesi, e por esta razão irá ampliar o número de centrais, no bairro Benedito Bentes e nos municípios de Porto Calvo e Arapiraca. Ele anunciou ainda que foi pactuado hoje com o Cosems e a partir de amanhã (28) serão enviados mais 10 mil testes para os municípios alagoanos.
“Estamos com 44 leitos de UTI ocupados, representando 35% do total Hoje entraram na regulação mais 37 leitos, sendo UTI e leitos clínicos”, prosseguiu, confirmando a inauguração dos Hospital Metropolitano no dia 15 de maio, com 30 leitos de UTI e 130 clínicos e que a contratação inicial se dará por chamamento público.