A espera por atendimento na agência da Caixa Econômica do bairro do Jatinho não apenas registrou a aglomeração habitual, mas também tumulto, nesta terça-feira, 28. Muitos beneficiários que não puderam ser atendidos ontem por causa da uma instabilidade no sistema, retornaram à agência hoje pela manhã com a esperança de receber o dinheiro do auxílio emergencial do Governo Federal.
Alguns beneficiários reclamaram que já possuíam contas da Caixa Econômica, receberam o aviso da disponibilidade do dinheiro, no entanto, o auxílio não caiu nas contas. “A gente veio ontem, veio novamente hoje, e só queremos saber se iremos receber o dinheiro e em qual conta, já que na nossa de origem não caiu”, disse um cidadão que espera desde 8 horas da manhã.
Segundo o calendário do governo, estão sendo pagos beneficiários que nasceram nos meses de março e abril. O pagamento foi escalonado para evitar aglomerações nas agências e casas lotéricas. No entanto, problemas como os relatados acima acabaram causando transtornos.
Por causa das horas de espera e a falta de comunicação muita gente perdeu a paciência e algumas pessoas passaram mal. Uma mulher foi atendida por uma equipe do Ronda no Bairro, que precisou ser acionada pela gerência da agência bancária.
Outro cidadão desempregado disse ainda que não conseguiu receber o dinheiro ontem porque o funcionário da CEF estava solicitando um código, que por sinal não estava sendo gerado pelo site da Caixa. “A gente tenta de tudo e não consegue acessar porque o site está fora do ar, assim como o aplicativo. O jeito é a gente enfrentar esse atendimento precário”, desabafa.
Apesar do relato de transtornos, a gerência da agência informou que irá atender todos os beneficiários que estão na fila, hoje.
Nota da Caixa Econômica
O escalonamento foi pensado justamente para evitar a busca massiva às agências, no momento em que se recomenda evitar aglomerações.
Entretanto, agências em diversas partes do País registram grandes filas e aglomerações de pessoas que não fazem parte do público alvo do atendimento presencial, ou seja, clientes em busca de serviços essenciais (como saque do seguro desemprego e Bolsa Família sem cartão, desbloqueio de senhas, etc) e o público beneficiário do saque em espécie escalonado por data de nascimento. Levantamento da CAIXA aponta que apenas uma pessoa a cada cinco que buscaram presencialmente o banco nessa segunda-feira (27) tinha direito ao saque na referida data.
O aplicativo CAIXA Tem registrou milhões de acessos nos últimos dias, sendo que mais da metade é de usuários que não têm direito ao Auxílio Emergencial. A CAIXA recomenda que somente os brasileiros que receberam o Auxílio Emergencial pela Poupança Social Digital acessem o app CAIXA Tem.
O banco tem envidado todos os esforços para otimizar e acelerar o atendimento em seus canais físicos e digitais. E ressalta a importância de apenas buscarem as agências aqueles usuários que precisam realizar serviços essenciais ou os beneficiários que receberam o auxílio na Poupança Social Digital e desejem fazer o saque em espécie, conforme o seguinte calendário:
28 de abril – nascidos em março e abril
29 de abril – nascidos em maio e junho
30 de abril – nascidos julho e agosto
04 de maio – nascidos em setembro e outubro
05 de maio – nascidos em novembro e dezembro
Informa ainda que abrirá 800 agências no próximo sábado (02) em todas as regiões do país, no horário de 08 às 12 horas:
http://www.caixa.gov.br/caixacomvoce/Paginas/default.aspx#agencias-feriado
A CAIXA informa que a prioridade ainda é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por app e site e a movimentação do benefício pelo CAIXA Tem. Desta forma, o banco reforça o pedido para que a população só se dirija às agências e casas lotéricas em último caso.
Vale lembrar que quem recebeu o crédito em poupança da CAIXA pode movimentar o valor digitalmente pelo Internet Banking ou mesmo utilizando o cartão de débito em suas compras. Os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para receber o auxílio receberão o crédito no mesmo calendário e na mesma forma do benefício regular. Para quem busca informações sobre o cadastro, os canais para esta consulta são o aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, o site auxilio.caixa.gov.br e a central telefônica exclusiva 111.