Governo prorroga decreto de emergência e restringe atividades em espaços públicos

Nesta segunda-feira, 4, Alagoas teve oito novos óbitos. Já são 1538 casos confirmados da doença e 72 mortes

O governador Renan Filho (MDB) confirmou nesta segunda-feira, 4, que irá prorrogar o decreto de emergência do Estado que prevê isolamento social e adiantou que conterá medidas mais duras de enfrentamento ao coronavírus.

Em entrevista à TV Pajuçara, o governador explicou que a prorrogação se baseia nas recomendações da área médica, já que os número de infectados e de mortes por Covid-19 não param de crescer em Alagoas. Nesta segunda-feira foram registradas oito novas mortes, o maior número até agora. Por tanto são 72 óbitos e 1538 casos confirmados da doença.

Renan Filho adiantou que o novo decreto deve prever a redução do deslocamento das pessoas, já que desde o feriado de Sexta-feira da Paixão, 10/04, o número de pessoas nas ruas tem aumentado paulatinamente. Assim, o governo vai regulamentar atividades em espaços públicos, como praças e orla.

Outro ponto que o governador destacou foi a regulamentação de medidas individuais, a exemplo do uso indiscriminado de máscaras. Todo cidadão que sair à rua será obrigado a usar o equipamento de proteção para se deslocar. Isso inclui o uso de transportes públicos, como ônibus urbanos. O governador ressalta que esse tipo de transporte é um vetor de contaminação do cidadão.

Renan Filho destacou também que não conseguiu finalizar todas as medidas do decreto por causa do falecimento do ex-governador Guilherme Palmeira, pai do prefeito Rui Palmeira, mas que amanhã deverá afinar alguns pontos com Rui e dialogar com demais prefeitos do interior de Alagoas.

Ele voltou a destacar a preocupação com a ocupação de leitos públicos e privados no Estado e fez um chamamento aos profissionais da área de saúde para que se apresentem e integrem a força-tarefa criada pelo Estado para combater o coronavírus.

“Queria solicitar aos médicos que se formaram agora que, neste momento se apresentem ao estado, para entrar nessa força-tarefa para salvar o maior número de vidas possível. Faço esse chamamento aos médicos e profissionais da saúde”, pediu.

Entrevista Coletiva

As informações repassadas pelo governador foram reforçadas pelo secretário da Saúde, Alexandre Ayres, em entrevista coletiva concedida na noite de hoje. Ao jornalistas ele voltou a afirmar que o cidadão é o “protagonista” no combate ao Coronavírus e alertou para pessoas que têm “confundido o isolamento com férias”.

Ayres confirmou que neste momento o chamado “lockdown” está descartado em Alagoas, mas que as medidas mais restritivas são necessárias. “Nós sempre dissemos que o isolamento duraria o tempo necessário para enfrentarmos juntos o Coronavírus, mas que a postura da população seria fundamental. Quanto mais se cumpre o decreto, menos tempo nós precisamos permanecer em isolamento. Porém, não é assim que grande parte das pessoas está agindo”, falou.

O secretário citou ainda os dados atualizados a respeito da ocupação de leitos em Alagoas. Segundo ele, hoje, 75 leitos de UTI, voltados exclusivamente ao enfrentamento da Covid-19, estão ocupados, o que representa 54% do total disponível no estado.

Atualmente há 430 leitos disponíveis em toda Alagoas, entre leitos de UTI, unidades intermediárias e leitos clínicos. A intenção é ampliar para 500 leitos até a próxima semana, quando deve começar a funcionar o hospital de campanha, no Centro de Convenções, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

Ayres adiantou que o Estado passará a realizar tomografias em massa, com média 100 exames realizados diariamente no mês de maio. A ampliação no número de exames ajudará num diagnóstico mais rápido de pessoas infectadas.

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário