Um print falso de uma suposta conversa com o governador Renan Filho tem circulado em grupos de WhatsApp. O conteúdo chegou, inclusive, a ser postado em uma página local de humor. Mas a imagem não passa de uma manipulação. Essa conversa nunca aconteceu.
A Secretaria de Estado de Comunicação explica que a conversa é falsa e que não ocorreu. E reforça ainda, que apesar do tom de brincadeira da mensagem, é importante não propagar qualquer tipo de conteúdo que possa levar desinformação para as redes sociais, sobretudo, em meio a pandemia da Covid-19 que o estado e o mundo inteiro passam.
“A Secretaria de Estado da Comunicação reforça a importância de não disseminar nem produzir conteúdos falsos, principalmente, num período tão complexo como o atual, em que o mundo vive uma pandemia e a necessidade de informação de credibilidade é fundamental para o bem-estar da população. Mesmo numa brincadeira ou piada, é necessário cuidado para que o conteúdo não seja interpretado como verdade”.
Com formato idêntico, a mesma imagem também sido reproduzida e compartilhada nas redes, nos últimos dias, com outros nomes, como o do presidente da República Jair Bolsonaro e do governador do Pará, Helder Barbalho.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.