Com o objetivo de ampliar o atendimento aos usuários da região e como mais uma estratégia de enfrentamento ao novo coronavírus, a Unidade de Saúde do Novo Mundo passa a atender apenas pacientes com síndrome gripal, a partir desta quarta-feira (20).
A unidade, que foi reestruturada para receber a nova demanda, funcionará todos os dias da semana, das 7h às 19h, realizando a triagem e atendimento dos usuários que apresentam sintomas gripais, como febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e dor no corpo.
As equipes da Unidade de Saúde da Família do Novo Mundo, localizada na Rua Boa Sorte, foram direcionadas à Unidade Básica de Saúde do José Tenório, mas os usuários poderão ser atendidos também na UDA da FAT, UBS José Maria Vasconcelos Neto (São Jorge) e demais unidades do entorno.
Neste novo modelo, os usuários contam com unidades específicas para triagem, atendimento e tratamento dos sintomas leves para que os casos não se agravem. “Nós estamos ampliando essas unidades sentinelas para que a população tenha locais específicos e sejam assistidas ainda no começo, com sintomas mais leves, da doença, seja de coronavírus ou algum tipo de gripe”, explica o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô.
A unidade conta com salas de triagem, atendimento médico, observação, de procedimentos e medicação, farmácia, testagem e coleta, e realização de exames, além de espaço para a equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), responsável pela notificação de casos. Na entrada, um profissional orienta sobre o uso de máscaras e higieniza as mãos dos usuários.
O fluxo adotado nestas unidades é o Fast-Track, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde.