Pensando no bem-estar dos usuários e familiares, a Associação Pestalozzi de Maceió está realizando os atendimentos, visando o acolhimento constante as famílias e usuários, neste período de isolamento social.
O acolhimento não se limita apenas ao apoio às famílias de maneira presencial. Nestes tempos de pandemia, as ligações telefônicas que foram esquecidas e o contato através de vídeos, enviados por grupos de Whatsapp ou por e-mail, são hoje as maiores fontes de comunicação, entre os assistidos, familiares e profissionais.
“Cada unidade está adequando os atendimentos, de acordo com sua realidade e de seus usuários”, explica a diretora de saúde, Dra. Alice Athayde.
As entregas de Órteses e Próteses e as consultas ambulatoriais estão acontecendo com hora marcada, para evitar aglomerações e seguindo todas as recomendações de higiene.
Além das consultas, os exames também estão sendo realizados com marcação pelo Sistema do CORA, entre eles: Eletrocardiograma, Ultrassom, Eletroneuromiógrafo, Ecocardiograma e Eletrocefalograma.
A instituição ressalta, que as unidades de Assistência Social têm desempenhado um papel muito importante de apoio e cuidado, neste momento tão delicado.
De acordo com Josefa Porto, diretora de Assistência Social, quando o isolamento foi iniciado, as equipes passaram a enviar vídeos e áudios com orientações de atividades a serem realizadas no ambiente doméstico. “Como as medidas de isolamento foram se ampliando, percebemos a necessidade de trabalhar com mensagens de apoio e carinho, para minimizar os efeitos da ansiedade, que já estavam tomando conta dos usuários e das mães”, declarou a diretora.
Kits também estão sendo entregues, com diversas atividades para serem realizadas em casa, para os alunos da Escola Maria do Espírito Santo, seguindo os conteúdos educacionais. As atividades trabalham a coordenação motora, as cores, as formas, os números, as letras, estratégias, lateralidade e concentração.
Com trabalho pautado na seriedade e compromisso com os usuários, a Associação vem se mantendo atuante para manter o acolhimento que os usuários e seus familiares necessitam.