Não é fake news. Um jacaré foi encontrado nesta quinta-feira, 4, na praia da Jatiúca, um dos cartões postais de Maceió. O animal foi visto por moradores da região e um cidadão acionou o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) para fazer a captura.
De acordo com informações do batalhão, uma equipe do Pelotão Aquático da unidade foi acionado por volta das 15 horas, mas não precisou ir até o local porque uma equipe do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) já havia feito a captura.
Agora o animal será encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para ser avaliado, registrado e depois reintegrado a natureza.
O cetas é resultado de uma parceria entre o IMA e IBAMA, que está funcionando mesmo neste período de isolamento social.
As fotos do animal na praia viralizaram rapidamente e o fato acabou virando piada na internet e também causando espanto aos moradores da região pela situação nada convencional.
Em entrevista ao Alagoas24Horas, o biólogo Bruno Stefanis, do Instituto Biota de Conservação disse que acredita não haver relação entre o aparecimento do animal na região e o isolamento social. Ele disse que antes da pandemia do coronavírus havia registrado o aparecimento de dois jacarés em Maceió e ambos na região do Pontal da Barra.