Governo prorroga decreto até 22 de junho; protocolo sanitário será apresentado dia 15

Agência Alagoas

Governador Renan Filho e prefeito Rui Palmeira

O governador Renan Filho (MDB) e o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (sem partido) anunciaram nesta quarta (10) que o decreto com as medidas de isolamento social visando ao combate do novo coronavírus (covid 19) serão prorrogadas até o dia 22 de junho.

Segundo o governador, o prazo é necessário para discussões sobre segmentos específicos como escolas, indústrias e igrejas e para que seja implementado o que ele classificou como “distanciamento social controlado”.

O chefe do Executivo estadual assegurou para o próximo dia 15 o anúncio do protocolo sanitário e o plano de distanciamento social controlado, que foi amplamente discutido com vários setores. Ao contrário do que divulgou a Secretaria de Estado da Saúde na manhã desta quarta (10), afirmando que mais de 80% dos leitos estão ocupados no estado, Renan Filho alegou que “há alguns dias há diminuição da demanda de leitos e de mortes na capital.

Segundo o gestor, Maceió está na fase descendente, enquanto o interior ainda registra aumento de casos, uma tendência que parece ser nacional. Neste sentido, o governador destacou a intensificação nas fiscalizações na região.

As aulas presenciais, assim como o serviço público presencial seguem suspensos até, pelo menos, 30 de junho. A expectativa é de que as condições sanitárias melhorem nos próximos 12 dias. O plano de distanciamento prevê o retorno em cinco fases: Vermelha (atual); Laranja, amarela, azul e verde, quando será atingido o ‘novo normal’.

O prefeito Rui Palmeira afirmou que tudo o que os gestores querem evitar é adotar a flexibilização de forma precipitada e ter que voltar atrás, como algumas cidades do país.

 

Veja Mais

Deixe um comentário