Devido a pandemia, RGs serão entregues a moradores de 100 municípios alagoanos

Ascom Perícia Oficial

O Governo de Alagoas tomou diversas medidas para garantir a saúde da população nesse período de pandemia, uma delas foi o fechamento de todos os postos do Instituto de Identificação. Por serem locais de aglomeração poderiam ser tornar espaços de contaminação pelo novo coronavírus. Nesse mesmo viés preventivo, o poder executivo vem realizando estudos para garantir o acesso das pessoas aos vários serviços públicos do estado.

Uma dessas iniciativas foi acionar o Instituto de Identificação para que fosse firmado uma parceria inédita com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Na ação, o Instituto realizou a triagem de todo passivo do banco de RGs do Estado, mais de 40 mil carteiras de identificação e separou os documentos em lotes por municípios, e as prefeituras associadas a AMA, irão entregar esses respectivos documentos aos seus requerentes.

Segundo Roney Presbítero, superintendente do Instituto de Identificação, a iniciativa partiu do próprio governador do Estado Renan Filho que fez questão de entrar em contato com a presidência da AMA. A ideia de separar por município surgiu após a suspensão do translado intermunicipal como combate ao COVID-19. A interrupção no uso do transporte dificultou o deslocamento dos requerentes para os postos de origem onde solicitaram o documento, sendo moradores de outros municípios.

“A ação consistiu no recolhimento de todos os RGs que estavam nos postos de identificação espalhados pelo estado, a sua triagem e separação por município, a catalogação desses documentos em lotes e a entrega deles a AMA. A associação então fará a entrega a cada gestor municipal que será responsável pelo repasse desses documentos aos cidadãos dos seus municípios. Lógico que obedecendo os decretos governamentais, de evitar aglomeração e de distanciamento social”, explicou Roney Presbítero.

Arapiraca e Maceió

Nesse primeiro momento, 100 municípios alagoanos serão contemplados com essa parceria. A exceção são os municípios de Arapiraca e Maceió, devido ao fluxo amplo de demandas de combate a pandemia. Por serem grandes centros populacionais tornou-se inviável desenvolver uma atividade paralela, que poderia ocasionar aglomerações de pessoas devido ao  volume maior de documentos, diferentemente dos municípios menores.

“Já concluímos a triagem, e essa semana, após uma rigorosa conferência desses documentos no Instituto de Identificação, estamos entregando os lotes de municípios a AMA. Devido ao grande número de identidades, os municípios de Maceió e Arapiraca, ficarão para uma próxima fase, onde deveremos realizar uma ação separada, provavelmente um mutirão, para entregar também esses documentos”, afirmou o Presbítero.

A AMA estabeleceu um calendário e a partir da próxima semana começará a entregar por regiões do Estado os lotes com as carteiras de identidade para cada município. Caberá ao gestor municipal encontrar a melhor maneira de entregar aos requerentes que solicitaram a sua carteira de identidade antes do fechamento da rede de postos por conta da pandemia do coronavírus.

Fonte: Poal

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