O Governo de Alagoas anunciou nesta terça-feira, 30, a tão esperada flexibilização das medidas de isolamento social devido a pandemia do novo Coronavírus, que está sendo chamada de distanciamento social controlado. Em coletiva virtual nesta tarde, o governador Renan Filho (MDB) informou que a capital alagoana terá algumas atividades, consideradas não essenciais, restabelecidas, a partir do dia 03 de julho, quando finda o decreto de emergência do município.
Com isso, voltarão a funcionar as lojas de rua com até 400 metros quadrados; salões de beleza e barbearias, com 50% da capacidade e com hora marcada; além de igrejas e templos, com até 30% de sua capacidade. Bares, restaurantes, shopping centers e galerias continuarão fechados, aguardando nova fase da flexibilização.
Ainda de acordo com o governador, o decreto de emergência será renovado pelos próximos 15 dias para as demais cidades de Alagoas. A justificativa do governo é que somente a capital apresentou dados de evolução no combate à pandemia, tanto no número de ocupação hospitalar, quanto no número de mortes por Covid-19, que reduziu 46%.
No interior, a bandeira continua vermelha. A ideia é dar mais tempo para que as cidades se consolidem com uma tendência de queda. Além de reforçar as medidas de isolamento e fiscalizações, o governo pretende ampliar a oferta de leitos e serviços, a exemplo da Unidade de Emergência do Agreste, que receberá novos leitos de UTI, nos próximos dias.
O governador enfatizou, no entanto, que se houver retrocesso na capital, fará o caminho inverso. “Do mesmo modo que estamos avançando para viver o novo normal, o estado poderá voltar atrás e adotar novas medidas para combater o coronavírus”, disse.
Fiscalizações
Questionado sobre a eficácia das fiscalizações no Estado, Renan Filho disse que acredita que este seja o grande complicador da pandemia. O emedebista acredita que a culpa é da politização, que dividiu a sociedade. Apesar disto, ele destaca que o nível de isolamento no estado é maior que na maioria dos estados.
As forças de segurança pública manterão as fiscalizações, tanto na capital, quanto no interior do estado, impedindo aglomerações e observando o uso obrigatório das máscaras.
Protocolos Sanitários
Salão de beleza e barbearia
- Atendimento exclusivamente mediante agendamento, com intervalo de 30 minutos
- Quadro de funcionários reduzido em 50%;
Lojas e estabelecimentos de rua
- Uso de provadores proibidos
Igrejas, templos e demais instituições religiosas
- Bancos de uso coletivo devem ser reorganizados e demarcados de forma a garantir que as pessoas se acomodem nos locais indicados e mantenham o afastamento mínimo de 1,5m umas das outras, desde que não pertençam ao mesmo grupo social ou familiar
- Dispensadores de água benta ou outro elemento de consagração de uso coletivo devem ser bloqueados
Leia Mais: