Cão policial é doado para atuar em clínica de reabilitação no Agreste

O animal será utilizado para cinoterapia dos pacientes

A cadela Ayka, de oito meses, não integra mais o Canil do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). O animal foi doado pela Polícia Militar de Alagoas para a Clínica Florescer, situada em Arapiraca, onde vai auxiliar nas atividades de reabilitação de pacientes, através da cinoterapia.

No batalhão, os cães recebem treinamentos, entre eles o de detecção de entorpecentes, muito utilizado na revista de veículos para a apreensão de drogas. De acordo com o comandante do Canil, tenente Carlos Rubens, a cadela da raça Pastor Alemão, que nasceu na Unidade Operacional, não possuía características para o serviço operacional do Canil.

“Nos treinos os animais começam com o básico e conforme o tempo passa os ensinamentos são aprendidos e evoluídos até chegar na guarda e proteção ou detecção de substâncias, porém percebemos que Ayka só apresentava o comportamento dócil e assim não dava para ser utilizada nas ações policiais”, disse o oficial.

A cadela foi entregue na manhã de ontem para a clínica e nesta sexta-feira (17) já começou a ser utilizada no tratamento de crianças.

Cinoterapia

A cinoterapia é um método que utiliza cães ou outros animais como coterapeutas em sessões de terapia de diversos pacientes, em variadas situações.

A origem dessa técnica é antiga. A cinoterapia surgiu no século XVIII, na Inglaterra, com o objetivo de contribuir para o tratamento de pessoas com doenças mentais.

Dessa experiência, descobriram o poder “curativo” desses animais. Observou-se que o convívio com os cães trouxe benefícios psicológicos, sociais e pedagógicos para esses pacientes.

Com as crianças, a cinoterapia demonstra ser ainda mais positiva. O contato com esses cães faz com que estabeleçam uma comunicação recíproca. As atividades realizadas estimulam a criatividade e melhoram a autoestima da criança.

Além disso, proporcionam sensação de bem-estar e felicidade, pois o contato com os cães estimula a liberação de substâncias como a endorfina e a adrenalina, responsáveis por esses benefícios.

Nesse tipo de terapia ainda aprendem sobre respeito e companheirismo, pois são incentivadas a socializar com os animais e com outras crianças.

Fonte: Ascom/PM

Veja Mais

Deixe um comentário