O presidente Jair Bolsonaro informou neste sábado (25) em uma rede social que o teste de coronavírus deu negativo.
Na mensagem, o presidente não informa quando fez o teste de Covid-19. Até a última atualização desta reportagem, a Presidência não havia divulgado a imagem do exame.
“RT-PCR para Sars-Cov 2: negativo. Bom dia a todos”, escreveu Bolsonaro.
Bolsonaro foi diagnosticado com coronavírus no último dia 7. Depois, o presidente fez outros testes, cujos resultados deram positivo.
Logo após a publicação na rede social neste sábado, Bolsonaro saiu de moto por Brasília, acompanhado por seguranças. O cinegrafista Robson Rafael, da TV Globo, registrou imagens do presidente (veja abaixo).
Ida a loja sem máscara
Durante o passeio de moto, Bolsonaro também foi a uma loja no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).
No Distrito Federal, um decreto do governo local obriga o uso de máscara em locais públicos. A multa para quem descumpre a determinação é de R$ 2 mil.
O G1 procurou a assessoria do governo e o DF Legal, agência de fiscalização, e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.
Bolsonaro deixou a loja usando máscara e disse que, se não tivesse feito o teste, não saberia que havia contraído o coronavírus.
“Não senti nada. Nem no começo. Se não tivesse feito o teste, nem saberia que tinha contraído o vírus”, afirmou.
Após deixar a loja, Bolsonaro foi a um posto de combustíveis, onde abasteceu a moto que utilizava. Em seguida, se dirigiu a uma casa no Lago Norte, área nobre da capital.
A TV Globo apurou que a residência visitada por Bolsonaro é da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), retirada nesta semana da função de vice-líder do governo na Câmara.
“Comecei o dia com a visita surpresa do presidente @jairbolsonaro em minha casa. Um gesto que simboliza os laços de amizade e alinhamento que nos unem e que seguem firmes. Apreciei muito essa surpresa”, postou Bia Kicis em uma rede social.
Palácio da Alvorada
Desde que saiu o primeiro teste positivo, Bolsonaro passou a despachar do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.
No período, Bolsonaro também se dirigiu diariamente, no fim da tarde, ao gramado onde fica a portaria principal do palácio. No local, conversava com apoiadores e transmitia ao vivo em uma rede social as conversas.
Conversa sem máscara
Na última quinta (25), entretanto, o presidente foi visto conversando com garis na área externa do palácio sem máscara.
As autoridades de saúde e os especialistas orientam o uso da máscara como forma de prevenir a disseminação do coronavírus.
Caçadores, atiradores e colecionadores
Segundo Bolsonaro, o governo deverá editar na próxima semana novas normas para desregulamentar “muita coisa” para caçadores, atiradores e colecionadores, conhecidos como Cacs.