Três condutores foram presos, ontem (26), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) dirigindo sob a influência de substâncias psicoativas. Dois deles estavam embriagados, enquanto que um caminhoneiro estava sob efeito de droga. Este último portava três cartelas de anfetamina dentro do veículo quando foi abordado. Os casos ocorreram nas BRs 101, 104 e 316.
O primeiro caso ocorreu na tarde de ontem, quando uma equipe fiscalizava o km 205 da BR – 101, em frente à Unidade Operacional de São Sebastião/AL, e deu ordem de parada a um Mercedes Benz, de cor branca. Durante verificação pessoal e veicular, os policiais perceberam que o condutor apresentava sinais de alteração psicomotora, como extrema agitação, pupilas contraídas e olhos vermelhos.
Desconfiados que o homem pudesse estar sob efeito de entorpecentes, os PRFs realizaram buscas na cabine do veículo e encontraram três cartelas de Nobésio Extra Forte (conhecido por rebite), totalizando 34 comprimidos da droga. Questionado, o homem confessou que havia ingerido dois comprimidos durante a madrugada para inibir o sono e seguir viagem. Ele foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de São Miguel dos Campos/AL para procedimentos legais.
O medicamento, que foi apreendido, possui em sua composição a droga anfetamina, proibida de ser vendida e consumida no Brasil. A droga costuma ser usada por motoristas profissionais para inibir o sono e prolongar a viagem, desrespeitando, assim, a lei do descanso e aumentando o risco de acidentes.
Embriaguez ao volante
Mais tarde, por volta das 16 horas, uma equipe foi acionada para atender uma ocorrência de acidente no km 29 da BR – 104, em União dos Palmares/AL. Após se deslocar ao local e solicitar o apoio da equipe do Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU), os policiais encontraram o condutor de uma Honda/Pop que havia se acidentado e perceberam que o homem apresentava sinais de embriaguez. Após ser submetido ao teste com etilômetro, obteve-se resultado de 1,15 mg/L por litro de ar expelido.
Em vista que o homem estava ferido, indicando uma possível fratura do úmero, ele foi encaminhado pelo SAMU ao Hospital de União dos Palmares/AL para receber os cuidados necessários, ficando sob responsabilidade da Polícia Civil.
O último caso do domingo ocorreu uma hora depois, quando mais um condutor embriagado foi preso após quase atropelar um policial. Policiais rodoviários federais patrulhavam o km 267 da BR – 316, em Satuba/AL, e deram ordem de parada a uma Honda CG 125 de cor preta, a qual o condutor desobedeceu e tentou atropelar um dos PRFs ao tentar fugir da fiscalização.
Após breve acompanhamento tático, os agentes conseguiram interceptar o veículo e perceberam que o indivíduo estava visivelmente embriagado. Ao ser submetido ao teste com etilômetro, ele apresentou resultado de 0,46 mg/L. Além disso, ao ter sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) solicitada, o homem informou não possuir.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão e o condutor encaminhado à Central de Flagrantes em Maceió/AL, onde deverá responder por crime de embriaguez ao volante (art. 306 do CTB) e dirigir veículo automotor sem a devida permissão, gerando perigo de dano (art. 309 do CTB).