O Instituto de Identificação de Alagoas começou a se preparar para retomar suas atividades na unidade sede. O atendimento ao público no órgão para emissão da primeira e segunda via da carteira de identidade, e entrega de documentos impressos acontecerá a partir da próxima terça-feira, 04 de agosto.
Considerando a importância das atividades do Instituto de Identificação para a população, o Governador Renan Filho, determinou o retorno das atividades do órgão no artigo 5º do decreto nº 70.513 publicado no diário oficial do Estado. Mas, a reabertura acontecerá de forma gradual e o Instituto deverá realizar várias adequações respeitando as recomendações especificas do plano de distanciamento social controlado.
Roney Presbítero, superintendente do Instituto do Identificação, explicou que inicialmente será aberto apenas o posto sede da capital que funciona na Rua Cincinato Pinto, no Centro da capital. O decreto ainda determina que o atendimento seja realizado por meio de agendamento eletrônico para evitar aglomeração na unidade.
“Com a publicação do decreto, a nossa equipe está realizando todas as adequações necessárias de segurança e vigilância sanitária para evitar aglomerações e o contágio do Covid-19. Iremos nos preparar para garantir a saúde e preservar as vidas dos nossos colaboradores e do público que nos procura diariamente”, afirmou Presbítero.
A chefe administrativa do Instituto, Shirley Araújo, esclareceu que nos próximos dois dias, a equipe do órgão passará por um treinamento para se adequar as normas de atendimento. A superintendência também está analisando sua capacidade diária para a realização do agendamento que será feito pelo site https://agendamento.seplag.al.gov.br/
“O agendamento on-line estará liberado a partir da próxima sexta-feira, (31). O acesso e preenchimento do formulário é muito simples e pode ser feito até pelo celular, basta fazer o registro, escolher o melhor dia e horário, e comparecer a sede do Instituto na data escolhida”, explicou Shirley Araújo.