Estão em fase final as obras do Centro de Especialidades Eliane Machado, unidade que irá atender pacientes que apresentarem complicações após contraírem Covid-19. Nesta sexta-feira, 7, o secretário municipal de Saúde José Thomaz Nonô visitou o espaço, situado ao lado do PAM Salgadinho, que deverá será inaugurado nos próximos dias.
O Centro vai receber o nome da Dra. Eliane Machado, em homenagem a pediatra alagoano que faleceu em decorrência da Covid-19, em maio deste ano. A secretaria de Saúde explica que a unidade terá uma característica diferente das demais “sentinelas”, especializadas em síndromes gripais.
“O Centro de Especialidades é a quinta unidade do Município voltada exclusivamente para pacientes acometidos pelo novo coronavírus e outras síndromes gripais. Diferente das outras quatro, o Centro tem o objetivo de acompanhar e tratar os usuários que apresentarem as sequelas da doença”, explica o secretário.
A unidade contará com pneumologistas, cardiologistas, neurologistas, otorrinolaringologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros especialistas. Exames como tomografia, ecocardiograma, eletro e raio-x serão realizados no local.
O local não funcionará como “porta aberta”. Será com horário marcado para os pacientes, que serão atendidos de segunda a sexta, das 7h às 19h.
Os pacientes serão encaminhados das unidades de saúde do Município e dos Hospitais. Haverá ainda marcação pelo Complexo Regulador de Maceió (Cora) e uma reserva técnica para os pacientes encaminhados direto das Unidades de Referência em Síndrome Gripal.