A quarta rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira (19), teve sete jogos com apenas um empate, quatro vitórias dos mandantes e duas dos visitantes. Foram marcados 20 gols com média de 2,8 por partida. Destaque para a vitória por 3 a 0 do Inter, do técnico argentino Eduardo Coudet, sobre o Atlético-GO, do treinador Vagner Mancini.
Sem o peruano Paolo Guerrero, artilheiro do campeonato ao lado de Nenê com três gols cada e fora da temporada por causa de uma lesão no joelho, Thiago Galhardo foi o nome do Colorado. Ele saiu do banco de reservas e fez dois gols. O jogador comemorou repetindo o gesto do companheiro para homenageá-lo. Curioso que ele entrou no lugar de João Peglow, autor do primeiro gol do Inter.
Com essa terceira vitória, o Inter chegou aos mesmos nove pontos do Atlético-MG que foi derrotado pelo Botafogo por 2 a 1 e assumiu a liderança por ter o melhor saldo de gols: 5 a 3. As duas equipes fizeram sete gols e o Inter sofreu dois a menos (4 a 2).
A vitória do Botafogo encerrou a série invicta do Galo, de Jorge Sampaoli, no estádio Nilton Santos, no Rio. Luís Fernando e Caio Alexandre marcaram para o Glorioso. Um jovem de 23 anos tem ajudado o time da estrela solitária nesse Brasileirão: Matheus Balbi. Ele já participou de dois de três gols marcados: fez um e deu uma assistência. Pelo lado mineiro, Igor Rabello descontou. O time de Paulo Autuori é o sétimo na tabela com cinco pontos. O Galo é o vice-líder.
No jogo mais esperado da rodada, empate em 1 a 1, entre Flamengo e Grêmio, no Maracanã. E claro com polêmica. Pepê abriu o marcador para o Tricolor no primeiro tempo. O jogador de 23 anos é o maior driblador (18) do campeonato e criou quatro chances no Brasileirão. Em quatro jogos, um gol e uma assistência.
O empate saiu dos pés dele: Gabigol. O centroavante bateu o pênalti marcado com auxílio do VAR que flagrou toque de Kannemann com a mão na área. Isso aos 40 minutos do segundo tempo. O camisa 9 encerrou o jejum de sete jogos sem marcar e fez o primeiro dele no Brasileirão.
O Flamengo é o 16° com esse primeiro empate e dependendo dos resultados desta quinta poderá terminar a quarta rodada na zona de rebaixamento. O Grêmio segue invicto na sexta posição com uma vitória e três empates.
Na Arena da Baixada, em Curitiba, o Athletico foi derrotado pelo Palmeiras nos acréscimos com gol de Raphael Veiga. A lei do ex foi destaque, mas o que se viu foi um jogo sem criatividade dos dois lados. Essa foi a primeira vitória do time de Vanderlei Luxemburgo em três jogos no Brasileirão. O time verde esta em oitavo com cinco pontos. O Furacão é o quinto com seis pontos: duas vitórias e duas derrotas.
Em Bragança Paulista, o Red Bull Bragantino bateu o Fluminense por 2 a 1 e conquistou a primeira vitória após o retorno à elite do futebol. Alerrandro e Luis Phelipe marcaram para o Bragantino e Nenê fez o gol Tricolor, o terceiro dele que agora divide artilharia com Guerrero. Curiosidade do duelo: o time da casa abriu o placar com um minuto de jogo e tomou o empate no lance seguinte. O RB Bragantino é o nono colocado com os mesmos cinco pontos de Botafogo e Palmeiras. E o Flu é o 13° empatado com seis clubes somando quatro pontos.
Na Arena Corinthians teve de tudo na primeira vitória do Timão por 3 a 1 sobre o Coritiba, o saco de pancadas e lanterna do Brasileirão sem nenhuma vitória em quatro jogos.
O time paranaense teve um jogador expulso com 15 minutos de jogo: Yan Sasse deu uma cotovelada no chileno Araos. Outra curiosidade da partida: em pênalti marcado em Léo Natel, Jô bateu duas vezes, e Wilson pegou as duas.
Os gols do Corinthians foram marcados por Léo Natel, Jô e Gustavo Mosquito, enquanto Sassá fez o do Coxa.
No jogo dos times que não venciam, o Fortaleza, de Rogério Ceni, superou o Goiás, de Ney Franco. A primeira vitória do Tricolor do Pici foi gigante no estádio da Serrinha: 3 a 1. Gols de Wellington Paulista, Bruno Melo e Yuri César, o melhor em campo. O garoto de 20 anos entrou no intervalo, e além do gol, deu uma assistência. Jefferson descontou para o time da casa no segundo tempo. O Fortaleza é o 15° com quatro pontos. O Goiás com 18 pontos é o vice-lanterna e segue sem vencer no Brasileirão.
Dos quatro times que estão na zona de rebaixamento (Coritiba, Goiás, Ceará e São Paulo) três jogam nesta quinta-feira. A quarta rodada será complementada com três partidas: Sport x Santos (Ilha do Retiro), São Paulo x Bahia (Morumbi) e Ceará x Vasco (Castelão).