Pai de Cauan, da dupla com Cleber, João Luiz Máximo completa 66 anos nesta quarta-feira (2). Os presentes de aniversário chegaram um dia antes: ele teve alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ainda recebeu visita do filho cantor. O idoso se recupera da Covid-19 no apartamento de um hospital particular de Goiânia.
Segundo boletim médico divulgado pela família nesta quarta-feira, João Luiz ainda depende de oxigenoterapia contínua, “mas em menor concentração e menor quantidade de oxigênio do que antes”.
João já havia apresentado melhora no quadro clínico no início do dia, de acordo com o último boletim médico. O pai do sertanejo já esteve em estado grave e com até 50% dos pulmões comprometidos por causa do coronavírus.
O irmão do músico, Fernando Máximo, é médico e secretário de Saúde de Rondônia, mas viajou a Goiânia e está ficando no hospital para acompanhar o tratamento e a recuperação do pai.
O Hospital do Coração Anis Rassi, onde o pai de Cauan está internado, informou, por meio de nota, que as visitas a pacientes com Covid-19, “por medidas de segurança, contempla apenas visitantes que tiveram Covid-19 confirmado”. Como o cantor já havia se recuperado da doença, ele teve autorização para se encontrar com João Luiz.
Cauan e a mãe, Shirlei Máximo, também estiveram internados no mesmo hospital tratando da Covid-19. Ambos já haviam recebido alta dias antes. Eles seguem tratamento em casa, ainda com um pouco de falta de ar ao falar o andar muito. A mãe segue ainda com tosse, diferente do filho.
Recuperação
Cauan ficou 14 dias internado tratando da doença até ser liberado para voltar para casa, há uma semana. A mãe dele também foi contaminada e se tratou na mesma unidade de saúde até ter alta na segunda-feira (31).
Nas redes sociais, Cauan publicou algumas imagens dos exercícios que eles vêm fazendo com um fisioterapeuta.
A namorada do cantor, Mariana Morais, também teve a doença, mas passou por ela sem apresentar sintomas. O irmão de Cauan também já havia vencido a Covid-19. Do núcleo familiar, apenas a irmã dele não teve a doença. Ela tem evitado hospitais para não se contaminar.
Coronavírus em Goiás
Segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) divulgado na terça-feira, mais de 135 mil pessoas foram contaminadas pelo coronavírus e mais de 3,2 mil morreram com a doença. Mais de 126 mil se recuperaram.
Também segundo o comunicado, a rede pública estadual de saúde estava com mais de 83% dos leitos de UTI para tratamento de pacientes da doença ocupados, enquanto nas enfermarias a ocupação era de mais de 66%.
Na rede municipal de Goiânia, 63,9% dos leitos de UTI para Covid-19 estavam em uso. Já na enfermaria, esse índice superior a 69,1%.