O CRB conquistou um ponto importante, nesta segunda-feira (7), em Belo Horizonte-MG, para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar de uma péssima apresentação no 1º tempo, o Galo empatou em 1 a 1 com o Cruzeiro no Mineirão, graças ao artilheiro Léo Gamalho, que marcou o gol regatiano já aos 39 minutos da etapa final, aproveitando falha da defesa mineira. Marcelo Moreno foi quem abriu o placar para a Raposa.
Com o resultado, o CRB segue invicto diante do Cruzeiro em 2020. Ao todo, as equipes se enfrentaram três vezes, com uma vitória alvirrubra e dois empates. Os outros confrontos foram pela Copa do Brasil, e o Regatas levou a melhor, eliminando os mineiros da competição.
O empate fez o Galo chegar aos 13 pontos e permanecer na sexta colocação da Série B. A Raposa ganhou uma posição, deixou a zona de rebaixamento e agora é o 16º colocado, com 5 pontos.
Na próxima rodada, o CRB vai encarar o líder Paraná, segunda-feira (14), às 20h, em Curitiba-PR. Já o Cruzeiro entra em campo antes, sexta-feira (11), às 21h30, para receber o Vitória, no Mineirão, em Belo Horizonte-MG.
Sonolento
Pressionado e na zona de rebaixamento, o Cruzeiro dominou as ações durante os primeiros minutos de bola rolando. Apesar da pouca qualidade nas construções ofensivas, a Raposa pressionou o CRB e quase abriu o marcador aos 10’, quando Diego Torres não cortou o cruzamento da direita, e a bola ficou limpa para Maurício, dentro da área. O camisa 11 cruzeirense emendou uma pancada para o gol, mas Victor Souza, com os pés, salvou o CRB.
Montado para buscar os contra-ataques pelos lados do campo, com Magno Cruz e Luidy, o CRB era lento, preguiçoso e não conseguia aproveitar os espaços deixados pela defensiva mineira, principalmente pelo corredor central. Diego Torres, responsável por criar situações nestes tipos de jogadas, estava apático, completamente sumido, deixando o Galo sem nenhuma grande chance, apesar de conseguir o maior domínio da bola, após os 15 primeiros minutos.
Sem muita inspiração com a bola no pé, restou ao Cruzeiro se aproveitar de um lance aéreo para encontrar o seu gol. Aos 36 minutos, Filipe Machado cobrou escanteio no primeiro pau, Léo Gamalho não cortou, e ainda viu Marcelo Moreno mandar um foguete de cabeça, sem chances de defesa para Victor Souza: Cruzeiro 1×0.
Após o gol, o CRB continuou tendo mais a bola, mas seguia sonolento e não assustou o goleiro Fábio. No único lance de finalização, Magno Cruz recebeu de Luidy na entrada da área, ajeitou a redonda no peito e chutou mal, direto para fora.
Gamalho neles
No segundo tempo, o CRB até tentou voltar com uma proposta mais ofensiva, mas os erros do meio-campo e a falta de criação persistiam, facilitando a defensiva do Cruzeiro. Cabo então mexeu, colocou Felipe Menezes na vaga de Diego Torres, e Bill no lugar de Magno Cruz. As mudanças foram precisas e com o garoto na ponta-esquerda, o Galo ficou perigoso.
Aos 26’, ele recebeu de Washington, pedalou para cima de Cáceres, entrou na área, e deu um toquezinho por cima de Fábio, mas a bola raspou a trave e foi para fora. Na sequência, aos 33’, novamente encarou o marcador paraguaio pela esquerda e arriscou rasteiro, mas Fábio encaixou.
Já nas últimas tentativas, Marcelo Cabo trocou Luidy por Alisson Safira. Na primeira participação, o atacante perdeu uma chance incrível. Bill cruzou da esquerda, a dupla de zagueiros da Raposa não cortou, e Safira, livre na pequena área, errou o cabeceio.
Mas, quando a derrota parecia certa, Léo Gamalho apareceu para deixar sua marca mais uma vez, aos 39 minutos. Filipe Machado e Ariel Cabral se atrapalharam, e a bola sobrou limpa para o centroavante alvirrubro fuzilar de perna direita, vencendo Fábio, marcando seu quarto gol em três partidas diante dos mineiros e decretando o placar final: 1×1.
Ficha técnica
Cruzeiro 1×1 CRB
Campeonato Brasileiro – Série B – 8ª Rodada
Local: Mineirão (Belo Horizonte-MG)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (CBF-SC)
Árbitro Assistente 1: Luciano Roggenbaum (CBF-PR)
Árbitro Assistente 2: Gizeli Casaril (CBF-SC)
4º Árbitro: Gabriel Murta Barbosa Maciel (CBF-MG)
Cartões Amarelos: Cacá e Marcelo Moreno (Cruzeiro); Igor Cariús (CRB)
Expulsões:
Gols: Marcelo Moreno (Cruzeiro, aos 36′ do 1º tempo) e Léo Gamalho (CRB, aos 39′ do 2º tempo)
EQUIPES
Cruzeiro: Fábio; Raul Cáceres, Léo, Cacá (Manoel) e Matheus Pereira; Henrique (Ariel Cabral), Filipe Machado e Maurício (Rafael Luiz); Airton (Régis), Arthur Caíque e Marcelo Moreno (Thiago).
Técnico: Enderson Moreira
CRB: Victor Souza; Reginaldo Lopes, Gum, Reginaldo Jr e Igor Cariús; Claudinei, Washington e Diego Torres (Felipe Menezes); Magno Cruz (Bill), Luidy (Safira) e Léo Gamalho (Lucas Mendes).
Técnico: Marcelo Cabo