Em agosto deste ano, JHC conseguiu uma grande vitória para os professores no Congresso Nacional, o pagamento de 60% precatórios do FUNDEF. Por meio de uma emenda de sua autoria ao PL N° 1.581, deu a solução para uma luta antiga dos profissionais da Educação. Em seu mandato como prefeito, ele garantirá que o valor seja destinado à classe, o compromisso está firmado em seu plano de governo para os próximos quatro anos.
Antes de fazer a proposta de emenda, JHC se reuniu com os professores e ouviu suas demandas. “Nós debatemos a utilização dos precatórios do FUNDEF, uma discussão de alto nível, com muito diálogo. Tinham profissionais que nem sabiam que existiam os precatórios. Havia um silêncio profundo da gestão municipal e trouxemos à tona. A partir dessa conversa, começamos a acompanhar esse desenrolar”, conta.
Os precatórios serão pagos e com o valor remanescente será criado o Novo Fundo Municipal de Educação. A iniciativa tem como objetivo preservar o principal desses recursos e realizar investimentos em infraestrutura e em pessoal, observando também os profissionais de apoio. Para JHC, o trabalho na construção de um projeto para Educação vem com muito planejamento e as referências certas.
“Não sou adepto aos atalhos, a luta foi grande e conseguimos bons resultados. Preservaremos esses recursos e faremos valer o pagamento. Com organização, planejamento e diálogo, continuaremos a batalha da melhor forma possível, focando no desenvolvimento do ensino e dos profissionais da Educação, que são uma parte fundamental para alcançarmos melhores resultados no ensino”, conclui.
Em relação ao último concurso feito para educação, JHC vai avaliar de forma transparente e cuidadosa a nomeação de integrantes da reserva técnica. A análise será feita até o prazo limite, em outubro do próximo ano. O Programa de Valorização dos Profissionais de Educação é outro projeto, prevê o pagamento de bônus para resultados atingidos pelos professores da rede municipal.