A candidata à Prefeitura de Maceió pelo Unidade Popular (UP), Lenilda Luna, esteve no bairro do Pinheiro esta segunda-feira, 12, para ouvir histórias de moradores que estão deixando suas casas após por causa do impacto ambiental provocado pela extração mineral da Braskem na capital alagoana. A ação foi uma iniciativa da candidatura coletiva para vereadoras, o ElasSim!
Entre as pessoas ouvidas, estava Mariana, moradora da Rua Bela Vista, no Pinheiro, que se emocionou, ao falar das dificuldades de deixar o bairro em que cresceu para procurar moradia outros pontos da cidade.
“A gente está tão acostumado com a convivência da comunidade e agora vamos ter que perder contato. Fica até difícil de falar, porque nós criamos um vínculo pessoal aqui. A gente ainda não sabe o que fazer, como arrumar uma casa para alugar, porque a maioria das pessoas que os moradores do Pinheiros estão saindo do bairro por causas dos riscos, então eles aumentam o valor do aluguel e do preço de compra das casas”, detalhou Mariana.
Lenilda Luna lembrou que a tragédia iminente é culpa de uma política urbana que dá privilégio ao lucro em vez das vidas humanas.
“Maceió já tinha um problema grave de fala de moradia para o povo. Agora a situação piorou e muito, por causa do lucro, que está acima da vida e isso é culpa da Braskem, que por anos e anos explorou a salgema no subsolo de uma região já habitada. Os moradores agora estão tendo que se mudar, não sabem para onde vão, perdem laços familiares e também deixam um local bonito, onde viviam, próximo ao centro, com uma vista maravilhosa da lagoa. Isso, por quê? Por causa da ganância e do lucro das empresas privadas”, denunciou Lenilda.
Agenda
Nesta terça-feira, 13, Lenilda Luna participa de uma reunião na Fecomercio, a partir das 10h; as 14h participa de gravação de vídeo para a campanha e as 18h realiza panfletagem no Conjunto Paulo Bandeira.