Apesar dos bebedourenses vivenciarem momentos de tristeza, amargura, pânico e indignação, uma comissão de moradores de Bebedouro, idealizaram uma maneira para que os conterrâneos pudessem se reencontrar numa despedida fraternal, com a realização do Último Baile da Saudade, que tradicionalmente acontecia nos salões do Colégio Bom Conselho, hoje também interditado.
Segundo o bebedourense Jorge VI, esse baile ao ar livre na praça, além promover o encontro entre os moradores que ainda residem, com os que saem e os conterrâneos que viveram no bairro e moram fora, “servirá também de mais um grito de clamor contra a mineradora Braskem, que destruiu não só a parte física e a memória do bairro, mas a dignidade, a paz e a saúde de milhares de pessoas”, declarou Sexto.
A realidade é que todos os dias, mesmo contra a vontade, muita gente é obrigada sair do Bebedouro para diversos destinos. “Até mesmo para o interior do Estado. Conheço famílias que estão nessa situação. Mas, acima de qualquer obstáculo somos bebedourenses. Somos diferentes até nas adversidades. E reafirmamos: nenhum conterrâneo será deixado para trás!”, exclamou Sexto, ressaltando ainda que o entendimento da maioria consultada foi a base para se concretizar esse evento, que tem o intuito de reunir moradores e ex-moradores, conterrâneos, vizinhos, parentes e amigos em comuns, numa despedida histórica.
Com a interdição do Bom Conselho, onde tradicionalmente eram realizados esses bailes, a ideia foi fazer o evento na Praça Lucena Maranhão, em frente à Igreja de Santo Antônio, nesta sexta-feira (6), logo após a missa que começa às 18h e termina às 20h. O padre Walfran Fonseca, pároco de Bebedouro foi consultado e não se opôs.
Os organizadores informam que a previsão é de reunir em torno de 300 pessoas, e tudo seguirá as normas do protocolo e precauções desse momento de pandemia. Haverá mesas com distanciamento, medidor de temperatura e todos precisam usar máscaras e álcool em gel. Quem quiser pode levar suas comidas e bebidas. Também serão convidados alguns ambulantes para vendas de bebidas e petiscos.
O baile será animado com a banda Social Dance. O traje será social e a entrada será a doação, por pessoa, de 2kg de ração para cães e gatos, destinados a animais abandonados. Ao entregar a ração o convidado receberá uma pulseira para usar as mesas.
Serviço:
Último Baile da Saudade em Bebedouro – Banda Social Dance
Local: Praça Lucena Maranhão
Hora: a partir das 20h
Traje: Social
Entrada: 2kg de ração para cães ou gatos (destinados a animais abandonados)