Um levantamento, divulgado na tarde deste domingo, 15, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), aponta que 64 urnas apresentaram problemas técnicos e precisaram ser substituídas em Alagoas.
Os principais motivos para as trocas das urnas não foram divulgados ainda pelo TRE/AL.
Em todo o Brasil, até as 16h, 2.717 urnas foram substituídas, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também foram registradas cerca de 580 ocorrências envolvendo candidatos e não candidatos durante a votação. Ainda conforme dados do TSE, 45 candidatos foram presos em flagrante por crime eleitoral.
Nesta tarde, o vice-presidente do TRE, Otávio Praxedes, concedeu entrevista a imprensa e fez balanço das eleições municipais. Ele classificou o pleito como tranquilo apesar de algumas ocorrências de compras de voto e transporte irregular de eleitores.
“Fomos acionados por compra de votos e mobilizamos as Polícias Civil e Militar para coibir estes atos e os apontados deverão ser responsabilizados pelas ilicitudes. Fizemos ainda inspeções, esta semana, em municípios com atos violentos e Coruripe foi um deles. O Judiciário está atuando com braço forte para impedir irregularidades”, disse o vice-presidente do TRE.
Em relação a quantidade de abstinência durante as eleições, Otávio Praxedes afirmou que foi grande. Contudo, os números só serão repassados após a votação.