Apesar de todo o imbróglio jurídico e ser candidato sub júdice, Luciano Barbosa venceu, neste domingo, 15, a disputa pela prefeitura de Arapiraca com 54,56% dos votos válidos.
Durante a campanha, Luciano Barbosa foi expulso do partido MDB e durante todo o processo travou uma briga jurídica para conseguir se manter na disputa eleitoral. Como está sub júdice, ainda não é possível dizer se Barbosa irá assumir o cargo uma vez que necessita de julgamento da Justiça Eleitoral. Caso a situação de Barbosa não seja revertida, a cidade de Arapiraca passará por novo pleito eleitoral.
Pelos dados oficiais, Luciano alcançou 59.249 votos contra 20.874 (19,22%) votos para Fabiana Pessoa e 16.376 (15,08%) para Tarcizo Freire.
Batalha Jurídica
Desde então, Barbosa travou uma batalha judicial. Ele chegou a ter as atividades de campanha suspensas bem como a candidatura indeferida.
O TRE, em sessão, decidiu que o nome de Luciano Barbosa deveria ser retirado das urnas. Na ocasião, a decisão também proibiu qualquer forma de campanha política na cidade. Para o TRE, o candidato não preenchia os requisitos do Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (DRAN).
Luciano impetrou recurso contra a decisão do pleno do TRE e o pedido foi negado. O presidente Luís Roberto Barroso explicou que a decisão seria de competência do TRE. Na quinta-feira, 12 de novembro, por 4 votos a 3, a candidatura de Luciano Barbosa foi regularizada e ele conseguiu disputar as eleições.
Leia também: MDB expulsa Luciano Barbosa por afrontar decisões políticas do partido
Luciano Barbosa está fora da disputa eleitoral em Arapiraca, decide TRE-AL
Justiça suspende direito de Luciano Barbosa de usar tempo de rádio do MDB em campanha eleitoral
Juíza eleitoral indefere pedido de candidatura de Luciano Barbosa
Pleno do TSE decide que Luciano Barbosa disputará prefeitura de Arapiraca