Com 100% das seções apuradas em Maceió, a disputa para eleger o chefe do executivo municipal ficou entre o ex-procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar (MDB), e o deputado federal João Henrique Caldas (PSB), como foi divulgado ainda na noite desse domingo (15), pelo Alagoas 24 Horas. O candidato apoiado por Rui Palmeira e Renan Filho somou 110.234 votos e foi o mais votado dentre os oponentes do primeiro turno. O resultado reflete o que foi apresentado nas principais pesquisas de intenção de voto realizadas na capital.
O que chama a atenção, no entanto, é a quantidade de abstenções somadas a votos brancos e nulos. Ao todo, mais de 210 mil maceioenses escolheram não comparecer ao colégio eleitoral ou compareceram, mas não escolheram nenhum candidato. O Alagoas 24 Horas relatou, desde o início do dia de votação, o baixo fluxo de eleitores nos principais pontos. Para quem foi, o ato democrático ficou mais tranquilo, uma vez que foram registradas menos filas e aglomerações do que as vistas em anos anteriores.
Em termos de comparação, a quantidade de cidadãos que escolheram não votar ou votaram em branco e nulo ficou apenas nove mil votos atrás da soma dos números entre os dois candidatos que foram para o segundo turno. Se abstenções fossem um candidato, ele teria ido para o segundo turno para enfrentar Gaspar, que foi o mais votado neste dia 15.
O segundo turno das eleições municipais de Maceió entre Alfredo Gaspar e João Henrique Caldas acontece em duas semanas, no dia 29 de novembro. O Alagoas 24 Horas novamente irá disponibilizar apuração dos votos em tempo real, que pode ser acompanhada no módulo instalado com informações diretas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste link.