Imagens divulgadas nas redes sociais na tarde desta segunda-feira (16) mostram uma menina de apenas 13 anos sendo forçada a se casar com um homem de 48, na cidade de Mamasapano, nas Filipinas. Vale lembrar que o casamento forçado nas Filipinas ainda é legalizado e previsão é que prática seja proibida apenas em 2030.
Segundo o “The Sun”, Asnaira Pamansag Mugaling se tornou a quinta esposa de Abdulrzak Ampatuan no fim do mês passado. Em entrevista ao jornal, a criança afirmou que “não tem medo” do homem porque ele “é bom para ela”.
“Estou aprendendo a cozinhar porque não sou boa nisso agora. Quero fazer meu marido feliz”, disse a menina. Já Abdulrzak falou que se sente feliz por ter encontrado Asnaira. “Estou feliz por tê-la encontrado e passar os meus dias com ela cuidando dos meus filhos”, contou o homem.
O casal ainda disse que planeja ter filhos quando Asnaira completar 20 anos. “Vou pagar a escola dela porque quero que ela receba educação enquanto espera a hora certa para ter filhos”, disse Abdulrzak.
Nas Filipinas, o casamento forçado é legalizado, contrariando as resoluções da ONU que não recomendam essa conduta. O país afirma que pretende acabar com a prática até 2030, mas ainda não prevê exercer algum poder para liberar o divórcio. Há mais de 726 mil meninas em situação de casamento forçado na região.