A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Alagoas prendeu quatro pessoas nesta segunda-feira (23) por crimes distintos. Os flagrantes aconteceram durante fiscalizações na BR 101. Os crimes constatados foram: porte de drogas e receptação de veículo.
A primeira ocorrência se deu no início da madrugada, no km 139, em frente à Unidade Operacional da PRF em São Miguel dos Campos. Policiais realizavam fiscalizações no trecho quando abordaram uma caminhonete GM/S10, de cor preta e placa de Itabaiana/SE, com dois ocupantes.
Após verificação da documentação pessoal e do veículo, os policiais fizeram uma vistoria dentro do carro e encontraram 16 comprimidos de Nobésio, um tipo de anfetamina que é utilizada pelos condutores de veículos que transportam cargas para inibir o sono. Questionados a quem pertencia a droga, tanto o motorista como o passageiro assumiram a posse da substância.
Diante dos fatos, a droga foi apreendida e os dois homens foram detidos, entretanto, por ser crime de menor potencial ofensivo, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), pelo crime do art. 28 da lei de drogas, e os envolvidos se comprometeram a comparecer em juízo quando forem convocados.
A segunda ocorrência se deu na BR 101, km 73, município de Messias/AL. Era por volta das 14 horas quando a equipe de policiais estava fiscalizando o trecho e abordou uma motocicleta Honda/Pcx 150, de cor azul, placa de Maceió.
Após a averiguação de documentos pessoais e do veículo e ao consultar os sistemas, foi constatada uma queixa de roubo/furto registrada no sistema da Polícia Civil para o veículo. Questionado sobre a procedência da moto, o homem alegou que a comprou na cidade de Maceió, há dois anos atrás, pelo valor de R$ 12.000,00 e que desconhecia qualquer tipo de irregularidade.
Diante dos fatos, o homem foi preso pelo crime de receptação (art. 180 do CP) e encaminhado ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Messias, para os procedimentos cabíveis.
O último caso aconteceu na BR 101, km 77, município de Rio Largo/AL. Era por volta das 16 horas quando os policiais realizavam fiscalizações na rodovia e abordaram um veículo Hyundai/Hb20, de cor cinza, com placa de Maceió.
Após a verificação pessoal e veicular, os policiais resolveram fazer uma vistoria no carro e identificaram uma pequena sacola com maconha em seu interior. Questionado, o motorista alegou ser dependente químico e que em sua residência teria mais uma porção da substância, assim como materiais destinados ao uso, se prontificando a entregar voluntariamente aos agentes.
Eles então seguiram até a casa do homem, onde foram apreendidos um dichavador (triturador do fumo), uma porção de maconha e papel seda. Após a pesagem, foi constatado um total de 100 gramas da droga.
Ante evidências, a maconha foi apreendida e o homem detido, entretanto, por ser crime de menor potencial ofensivo, o flagrante foi substituído pelo Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), após ele se comprometer a comparecer em juízo quando solicitado. Ele responderá pelo crime de porte de droga para consumo.