O Real Madrid se classificaria às oitavas de final da Champions League com uma vitória nesta terça-feira, na Ucrânia. No entanto, a equipe perdeu (outra vez) do Shakhtar Donetsk, pela quinta e penúltima rodada do grupo B, e se complicou na competição. Dentinho e Manor Solomon fizeram os gols da vitória dos mandantes por 2 a 0 no Estádio Olímpico de Kiev.
Com o resultado, os dois times ficam com sete pontos na chave, mas os ucranianos ficam à frente por levarem a melhor no confronto direto – tinham vencido também em Madri por 3 a 2. O líder é o Borussia Monchengladbach, que tem oito pontos, e recebe a lanterna Inter de Milão, com duas unidades, ainda nesta terça.
Pela última rodada da chave, que irá ocorrer em 9 de dezembro (quarta-feira), o Real Madrid receberá o Borussia Monchengladbach, enquanto o Shakhtar visitará a Inter de Milão. Ambos os confrontos serão às 17h (de Brasília).
Além da situação incômoda na Champions (competição em que o Real jamais caiu na fase de grupos), o placar ainda aumenta a má fase da equipe treinada por Zinedine Zidane, que havia perdido no fim de semana em casa pelo Alavés e só ganhou um dos seus últimos cinco jogos – foram três derrotas e um empate no período.
O treinador escalou Rodrygo como titular, enquanto Vinicius Jr. entrou aos 32min da etapa final. Enquanto o primeiro teve uma atuação discreta, o segundo teve pouco tempo de mudar a história da partida. Marcelo, Casemiro e Éder Militão ficaram no banco os 90 minutos.
SHAKHTAR RESOLVE NO 2º TEMPO
Embora não tenham feito uma atuação brilhante no primeiro tempo, os espanhóis criaram mais (7 a 1 nas finalizações e 5 a 0 nas finalizações no alvo) e levaram mais perigo, sobretudo com Asensio. O meia-atacante acertou a trave logo com 4 minutos. Já aos 30min, o camisa 11 recebeu de Odegaard na área, soltou a pancada e viu o goleiro Trubin mostrar reflexo para mandar para escanteio.
A etapa inicial ainda reservou uma notícia ruim para os torcedores do Shakhtar, com Júnior Moraes sentindo uma lesão e precisando ser substituído aos 25min.
Na volta do intervalo, Taison exigiria uma boa defesa de Courtois aos 8min, com uma finalização dentro da área. Quatro minutos depois, a bola encontraria a rede. Depois de um passe de Kovalenko, Mendy cortou parcialmente, se desetendeu com Varane e viu Dentinho aparecer livre para estufar a rede.
Em desvantagem, o Real Madrid foi para cima, mas foi pouco efetivo e assim não teve muitas ocasiões claras de gol. Além disso, levou o segundo aos 37min, com um belíssimo contra-ataque que acabou com arrancada de Solomon e chute rasteiro para vencer Courtois. Na sequência, Dentinho, que entrou no lugar do machucado Júnior Moraes, sentiu e foi substituído.