A vacina contra a Covid-19 deve chegar ao Estado de Alagoas em fevereiro de 2021, ou “no mais tardar, em março”, segundo o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. O gestor informou que inicialmente a vacina escolhida pelo Ministério da Saúde só estará disponível pelo SUS, por isso, ficou definido que apenas os grupos de risco serão contemplados.
As discussões acerca da aquisição da vacina estão ocorrendo entre o MS e os secretários de saúde de todo o país, exceto São Paulo, que anunciou a aquisição de outra vacina. Ayres destacou que o momento é de união entre os Estados e não polêmica sobre o país de origem da vacina. “A gente precisa aferir a qualidade da vacina, a sua eficácia, e garantir uma compra que traga de volta a segurança para nós, brasileiros”, destacou.
O secretário de Saúde disse também que o Estado está criando uma comissão de transparência com participação do Conselho Estadual de Saúde e Ministério Público Estadual para discussão e acompanhamento desse processo. “Isso para não haver interferências e para que os grupos de risco sejam priorizados”.
Segunda onda?
Questionado sobre uma segunda onda de infecção pelo novo coronavírus, Alexandre Ayres garantiu que não há e que o aumento dos números da doença são resultado do comportamento da sociedade. O secretário disse que desde o início da pandemia vem alertando para que a população mantenha os cuidados para evitar momentos de oscilação, como este. Ele confirma o crescimento dos números e a ocupação de 50% dos leitos disponíveis para Covid-19.
Todavia, o Governo do Estado garante que não há previsão de fechamento de nenhum segmento da economia, como vem sendo especulado. O secretário alerta que a população fora dos grupos de risco continue atenta aos cuidados porque não há previsão de vacina para outros públicos-alvo.