O número de atendimentos registrados nas Centrais de Triagem de Maceió e Arapiraca, no mês de novembro, revelou um aumento de alagoanos com sintomas gripais e consequentemente a necessidade de serem intensificadas as medidas de prevenção, como o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social.
De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde, enquanto em outubro passado foram atendidas 3.881 pessoas nas duas Centrais de Triagem para Covid-19, situadas em Maceió e Arapiraca, no mês de novembro o número saltou para 5.466, revelando um aumento de 1.585 usuários assistidos.
Com relação aos pacientes testados positivos para o novo coronavírus, foram 278 no décimo mês deste ano, contra 418 do décimo primeiro mês, representando que, em relação ao mês anterior, houve um acréscimo de mais 140 alagoanos diagnosticados com a doença.
Número de Infectados
O aumento do número de infectados ainda é pequeno em relação aos meses de maio, junho e julho, mas, evidencia uma inversão na taxa de contaminação da Covid-19 em Alagoas, que esteve em declínio em agosto, setembro e outubro e começou a sofrer uma reversão em novembro. Realidade comprovada também pelos 2.648 casos do novo coronavírus registrados em Alagoas na primeira semana de dezembro, que aponta para um aumento de 2.030 novas notificações no comparativo com o mesmo período de novembro, quando foram registrados 618 infectados.
Ocupação de Leitos
O Boletim de Ocupação de Leitos da Sesau aponta que 49% das vagas de UTI já estão ocupadas, sendo 49% em Maceió e 48% no interior do Estado. Para se ter ideia do avanço da doença, com 56% dos leitos de UTI localizados no Hospital da Mulher (HM) já estão preenchidos.
No caso do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), 60% da UTI já está ocupada, no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), a ocupação chega a 70% e o Hospital Regional de Arapiraca está com 50% dos leitos de UTI preenchidos. Na Santa Casa de São Miguel dos Campos, a UTI está totalmente ocupada e no Hospital Regional Santa Rita, em Palmeira dos índios, o índice chega a 83%. E a UTI Intermediária do Hospital Geral do Estado (HGE) apresenta 60% de ocupação.
Onde fazer o teste?
A Sesau explica que o cidadão que estiver com sintomas pode procurar as duas centrais de triagem, em Maceió, que funciona no Ginásio do Sesi (domingo a domingo, das 7h às 19h) e Arapiraca (24 horas, todos os dias).
Quem estiver na capital também tem a opção de procurar as Unidades de Síndromes Gripais da Secretaria Municipal de Saúde, para realizar o teste gratuitamente: UBS Walter de Moura Lima, na Santa Amélia; UBS Jorge Duarte Quintela Cavalcante, no Graciliano Ramos; UBS do Novo Mundo; URS Maria da Conceição Paranhos, em Jacarecica e o Centro de Especialidades Eliane Machado, localizado próximo ao PAM Salgadinho.