Em apenas 30 dias, o número de pacientes internados com sintomas do novo coronavírus (Covid-19) aumentou 49% no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca.
De acordo com o boletim epidemiológico, o maior hospital público do interior de Alagoas recebeu 59 pacientes no mês de outubro.
O levantamento mostra que em novembro o número subiu para 88 pacientes internados com os sintomas mais graves da doença, o que representa um aumento da ordem de 49% em comparação com os últimos 30 dias.
Para a coordenadora do Serviço de Epidemiologia Hospitalar do HE do Agreste, assistente social Ana Lúcia Lima, a elevação do número de pacientes com Covid-19 ocorreu devido às aglomerações de pessoas nas últimas semanas.
“Além disso, houve um relaxamento da maioria da população para os cuidados sanitários e, com isso, evitar a propagação da doença, e o resultado é esse aumento de pessoas internadas entre os meses de outubro e novembro”, salienta.
Em relação ao perfil das pessoas internadas com Covid-19, no HE do Agreste, Ana Lúcia Lima relata que alguns jovens receberam atendimento especializado.
Contudo, a maior parte dos internamentos é de pessoas do sexo masculino e com idade entre 61 e 70 anos.
Taxa de ocupação
Esses pacientes também apresentam um histórico de comordidades como o diabetes, obesidade e hipertensão arterial.
Os níveis das ocupações de leitos continuam estáveis desde a semana passada.
Nesta segunda-feira (7), a taxa de ocupação é de 62%. Dos 45 leitos de enfermaria, 23 estão com pacientes em tratamento, e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 17 dos 20 leitos estão ocupados com pessoas recebendo assistência médica especializada para tratamento e cura da doença.