O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Tutmés Airan, inaugurou, nesta quarta-feira (9), o Centro de Atores Judiciários, com salas para a Ordem dos Advogados (OAB/AL), Defensoria Pública e Ministério Público estadual. O espaço funciona no Complexo Judiciário da Rodoviária de Maceió, no bairro Feitosa.
O objetivo, segundo o desembargador, é dar mais conforto e um espaço digno para que os órgãos possam atender a população. “Também é uma forma de reconhecer a importância dessas instituições para o sistema de Justiça. São salas funcionais, decentes, para que as pessoas possam trabalhar bem e receber o jurisdicionado bem”.
O Centro de Atores Judiciários, ainda de acordo com Tutmés Airan, consolida o complexo montado na Rodoviária. Funcionam lá atualmente a 29ª Vara Cível (Conflitos Agrários), o Juizado Criminal e do Torcedor, a Turma Recursal, o 6º e 11º Juizados Cíveis da Capital. “Até o final da gestão vem pra cá ainda o 5º e o 2º Juizado”, destacou Tutmés Airan.
Para o defensor público-geral, Carlos Eduardo Monteiro, o TJAL vem democratizando espaços com os demais órgãos. “O Judiciário é a grande locomotiva e o combustível somos nós, a Defensoria, a advocacia e o MP. Nada mais importante do que trazer todos para estarem juntos, movimentando essa locomotiva para o bem da população alagoana”.
O presidente da OAB/AL, Nivaldo Barbosa, parabenizou o Tribunal pela iniciativa e destacou a importância de as instituições atuarem de forma conjunta. “Um espaço como esse nos enche de alegria. A gente percebe a democratização do Judiciário, a visão de que somos um todo. Somente com esse atores funcionando a pleno vapor vamos conseguir cumprir a nossa missão”.