O MDB retirou da Justiça Eleitoral o requerimento que pedia a desfiliação do prefeito eleito de Arapiraca e vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa.
O imbróglio entre a legenda e Barbosa se deu após sua decisão de ter concorrido às eleições municipais deste ano, e quase pôs em xeque a sua vitória, que ocorreu em meio a ameaças de retirada do seu nome das urnas. Durante sua campanha, o partido comandado pelo senador Renan Calheiros pediu que a candidatura de Luciano fosse indeferida.
O caso chegou à instância máxima do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas Luciano Barbosa conseguiu concorrer ao pleito sub judice.
Após a vitória do vice-governador na urnas (com 54,56% dos votos válidos), o MDB decidiu acabar com a disputa judicial e se reaproximar do prefeito eleito da segunda maior cidade do Estado. Vale lembrar que o racha com Barbosa resultaria na provável saída do prefeito eleito da legenda. Isso, somado à derrota de Alfredo Gaspar, em Maceió, deixaria os emedebistas sem aliados nos principais colégios eleitorais de Alagoas.
Em publicação em sua conta oficial no Twitter, Renan Calheiros, amenizou a disputa judicial.
“Disputas judiciais inúteis desgastam a todos. Portanto, atendendo o pedido do vice-governador Luciano Barbosa, o MDB decidiu encerrar as iniciativas sobre as eleições de Arapiraca. Faz isso em respeito aos votos, à tolerância e ao alargamento da convivência democrática”, publicou o senador.
Disputas judiciais inúteis desgastam a todos. Portanto, atendendo pedido do vice-governador Luciano Barbosa,o MDB decidiu encerrar as iniciativas sobre as eleições de Arapiraca. Faz isso em respeito aos votos, a tolerância e ao alargamento da convivência democrática. pic.twitter.com/IOXAy2IYsA
— Renan Calheiros (@renancalheiros) December 10, 2020
Em nota oficial, o partido – que é presidido pelo deputado estadual Galba Noaves, informou que “a conciliação e a tolerância política são instrumentos imprescindíveis na busca da mais ampla convivência democrática.
Por isso, ao atender pedido feito por meio de carta enviada pelo atual vice-governador de Alagoas e prefeito eleito de Arapiraca, Luciano Barbosa, o MDB Alagoas informa que fará o exercício de tolerância e contingência.
O diretório estadual acredita que o entendimento político suplanta a necessidade de disputas judiciais. Por isso, irá retirar as iniciativas jurídicas adotadas até agora referentes à eleição 2020 no município de Arapiraca, dando início à necessária conciliação política.”
A reportagem do Alagoas 24 horas tenta contato com o prefeito eleito, Luciano Barbosa, para obter posicionamento oficial sobre os desdobramentos da decisão, que deve tornar sua chegada à Prefeitura de Arapiraca mais tranquila.