Idealizado com o propósito de preparar a adaptação do ambiente familiar à rotina e às novas necessidades do paciente que sofreu algum tipo de lesão grave ou funcional, o projeto Preparando a Volta para Casa já atendeu 1.020 famílias no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.
A equipe multidisciplinar acompanha o paciente mesmo depois de completada a evolução clínica, para que o indivíduo tenha assegurado um cuidado humanizado em sua residência.
Segundo revela a coordenadora do projeto, a psicóloga Mônica Leal, foram atendidos 928 pacientes sequelados graves, com problemas neurológicos, ortopédicos e com sequelas emocionais e com vulnerabilidade social.
Ela explica que foram produzidos 65 relatórios ao Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), vinculado ao Programa Saúde da Família (PSF) , sendo a maioria deles encaminhadas para receber assistência.
A equipe multidisciplinar também realizou mais de 50 viagens às residências dos pacientes, com ações e contatos com as Secretarias Municipais de Saúde, Obras, Educação e Assistência Social.
“Toda equipe está de parabéns e vale salientar o apoio da Gerência Geral do hospital e a receptividade dos familiares e pacientes, que se sentem mais seguros com todo o nosso acompanhamento”, frisou Mônica Leal.
O projeto Preparando a Volta para Casa ainda realiza quatro campanhas periódicas no ano, como o Janeiro Branco, Maio Amarelo , Agosto Lilás e Setembro Amarelo, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Procuradoria da Justiça, IAB, Ministério Público Estadual (MPE), universidades e outras instituições.