Justiça autoriza venda e consumo de bebidas dentro de bares e restaurantes de BH, apesar da proibição da prefeitura

Decisão atende pedido da Abrasel, que entrou com mandado de segurança no dia 9 de dezembro.

Reprodução/ TV Globo

Bar na Avenida Amazonas, no Centro de BH.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) concedeu decisão favorável ao mandado de segurança da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) para que bebidas alcoólicas voltem a ser consumidas dentro dos estabelecimentos de Belo Horizonte.

Nesta segunda-feira (7), o decreto municipal que proíbe a venda havia entrado em vigor. A Abrasel entrou com o mandado de segurança dois dias depois. Segundo o presidente da entidade, Paulo Solmucci, a comercialização de bebidas alcoólicas representa mais de 50% do faturamento dos bares e restaurantes.

Segundo a decisão do juiz Maurício Leitão Linhares, “há que se destacar que não há lei que dê suporte ao decreto em questão, não sendo difícil constatar que, em Belo Horizonte, os decretos referentes à pandemia, desde o início do combate a esta, se sustentam uns nos outros”.

De acordo com o magistrado, a decisão impede que a prefeitura proíba o consumo de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos, sob pena de multa diária. O valor dessa multa não foi divulgado pelo TJMG.

Procurada, a prefeitura informou apenas que ainda não foi notificada.

‘Alerta amarelo’

A decisão foi divulgada no mesmo dia em que todos os três indicadores de monitoramento da Covid-19 alcançaram o nível amarelo de alerta. A última vez que isso aconteceu foi no dia 24 de julho.

Segundo boletim divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o número médio de transmissão por infectado (RT) está em 1,02, a ocupação de leitos de UTI para Covid-19 já alcança 56,7% e a ocupação de leitos de enfermaria está em 52,4%.

Já são 57.330 os casos confirmados de Covid-19 em Belo Horizonte e 1.736 mortes.

Fonte: G1 MG

Veja Mais

Deixe um comentário