O vice-presidente Hamilton Mourão “passa bem” e faz exercícios respiratórios para se recuperar da Covid-19, informou a assessoria da vice-presidência nesta terça-feira (5).
Mourão foi diagnosticado com o novo coronavírus no dia 27 de dezembro e, desde então, está em isolamento na residência oficial do Palácio do Jaburu, em Brasília.
Em nota, a equipe do vice-presidente informou que ele fez exames com “resultados normais” – mas não detalhou quais foram os testes realizados.
Segundo o texto, o vice realiza exercícios respiratórios, sob orientação de uma fisioterapeuta e, “em breve”, retomar as atividades normais.
Em nota divulgada no dia 28, a vice-presidência da República informou que, antes de receber o diagnóstico, Mourão tinha apresentado dor no corpo, dor de cabeça e febre que não passou de 38 graus. A nota também disse que Mourão estava sendo medicado, sem detalhar essa medicação.
Autoridades infectadas
Com o diagnóstico, Mourão passa a integrar uma extensa lista de políticos que contraíram o coronavírus.
Todos os chefes de Poderes que já foram infectados se recuperaram da doença. O presidente Jair Bolsonaro anunciou resultado positivo para a Covid-19 em julho. A primeira-dama, Michelle, e 14 ministros também se contaminaram desde o início da pandemia.
Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado, contraiu a doença em março e, Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, em setembro.
Também em setembro, o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), foi diagnosticado com o coronavírus dias depois de assumir a presidência da Corte.
Íntegra da nota
Estado de saúde do Vice-Presidente da República
O Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, diagnosticado com Covid-19 no dia 27 de dezembro de 2020, passa bem.
De acordo com a recomendação médica, realizou exames estabelecidos pelo protocolo de tratamento da Covid-19, apresentando resultados normais. Segue com programa de exercícios respiratórios, orientados por uma fisioterapeuta, conforme está previsto nesta fase de recuperação.
O Vice-Presidente da República permanece em isolamento na residência oficial do Jaburu e, em breve, retornará às atividades normais.
Brasília, 05 de janeiro de 2020.