O governador Renan Filho (MDB) antecipou que devem ocorrer novas mudanças na sua gestão. A declaração foi dada à imprensa nesta sexta (8), momentos antes da posse do secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, que volta à pasta após sair derrotado no último pleito.
Segundo o chefe do executivo estadual, as mudanças ocorrerão para adequar a gestão ao novo cenário político e para intensificação dos trabalhos do próximo biênio. Renan Filho confirmou que a área de segurança será priorizada na realização de concursos. Segundo o governador, o Estado deve receber novos mil militares, que estão em fase de conclusão do curso de formação, além de concursos para Polícia Militar, Polícia Civil, agente penitenciário, além de modernização da Perícia Oficial.
Em sua fala de despedida, o agora ex-secretário Lima Junior, que comandou a Polícia Militar na gestão de Alfredo Gaspar, manifestou sentimento de gratidão ao governador pela confiança, à sociedade e a todas as forças de segurança pelos resultados obtidos na sua gestão. Lima Junior relembrou, ainda, o papel da segurança pública junto à Secretaria de Saúde no combate ao novo coronavírus.
Já Alfredo Gaspar afirmou que seu retorno à pasta é a continuidade e uma missão. O novo secretário avaliou que a segurança pública é um dos eixos principais de um estado civilizado. Gaspar relembrou dados de 2014, que apontavam Alagoas como campeão de mortes violentas no país e a redução obtida durante a sua gestão, da ordem de 20%, quando esteve à frente da Segurança.
‘O estado esteve na liderança da violência por dez anos e o governador Renan Filho assumiu o compromisso, sem transferência de responsabilidade. Hoje é fácil olhar para trás e ver que está no caminho certo. Realizamos uma ruptura trágica”, avaliou o gestor, que disse que pode realizar mudanças pontuais na sua gestão.