Após construir um acordo com líderes dos dois blocos partidários, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), marcou para esta quarta-feira (3), às 10h, a Eleição que definirá a composição da Mesa Diretora para o biênio 2021-2023. “Sempre trabalharei para que os acordos sejam feitos, ouvindo sempre a maioria”, afirmou Lira apontando para uma pacificação das relações entre os dois grupos, para que haja a divisão dos cargos.
O acordo prevê a votação de uma formação com a primeira vice-presidência para o deputado Marcelo Ramos (PL-AM), a segunda vice-presidência para o deputado André de Paula (PSD-PE). Já a primeira secretaria ficou com o PSL, por meio do deputado federal Luciano Bivar (PE). O PT terá a segunda secretaria com a deputada federal Marília Arraes (PE). A terceira secretaria será composta pelo deputado Marcelo Nilo (PSB-BA) e a quarta secretaria com o Republicanos, com a deputada federal Rosângela Gomes (RJ).
O presidente confirmou ainda para a próxima quinta-feira a primeira reunião do Colégio de Líderes em sua gestão. Em discurso de posse, Arthur Lira defendeu o Colégio de Líderes como ferramenta para a construção de pautas de forma coletiva, transparente, previsível e com respeito à proporcionalidade partidária.
Orçamento
Lira também informou que vai se encontrar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para debater sobre uma pauta emergencial de votações nas duas casas e marcar a data da instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO). “Amanhã teremos a abertura do ano legislativo do Congresso Nacional. Vamos conversar com o presidente do Senado para instalar a CMO”.