Sensibilizar a população para zelar pelas praias alagoanas é o foco do projeto Nossa Praia, desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL). Neste fim de semana, a equipe fez ações de educação ambiental com os banhistas, distribuição de materiais e mutirão de limpeza. Todas as atividades seguiram os protocolos de segurança, em razão da covid-19.
No sábado (06), houve a distribuição de materiais para descarte correto de resíduos e folders informativos na praia da Ponta Verde, em Maceió. As equipes também conversaram com os banhistas locais, o objetivo foi de instruir sobre boas práticas ambientais.
Em uma parceria entre o projeto Nossa Praia, Coletivo Praia Limpa e Guerreiros dos Oceanos, o mutirão de limpeza do domingo (07) aconteceu na Ilha da Crôa, município de Barra de Santo Antônio. Sara Silva, consultora ambiental do Instituto, expôs que durante a ação 7 sacos de 100L foram preenchidos com resíduos encontrados na faixa de areia da praia.
“O nosso trabalho é de sensibilizar esses banhistas e ambulantes, acerca do descarte correto dos resíduos e do compromisso para preservar as nossas praias” explica a consultora ambiental.
Com a alta temporada, as praias alagoanas recebem ainda mais turistas. Diante disso, vem a necessidade de orientar e reforçar o compromisso socioambiental. As ações do Nossa Praia continuam acontecendo em todo o litoral de Alagoas, sempre respeitando todas as normas de distanciamento devido a pandemia.