Um físico e professor registrou, no último domingo (14), a queda de um meteoro no interior de São Paulo. Marco Antonio Centurion Medeiros, de 29 anos, conseguiu flagrar o momento em que o objeto celeste caiu em Sorocaba (SP).
O vídeo de quatro segundos mostra o momento em que o meteoro risca o céu, queimando com uma grande intensidade antes de desaparecer.
Marco faz parte da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) e faz o monitoramento dos céus noturnos por meio de câmeras apontadas para uma direção fixa.
“Quando as câmeras registram a passagem de um meteoro, fica a cargo do operador realizar a análise da captura, que indicam origem do meteoro, direção da queda, velocidade, quantidade de brilho, entre outros”, explica.
No domingo, o físico fazia o monitoramento pela estação do Clube de Astronomia Centauri, que fica em Sorocaba. “Foi um caso que chamou a atenção por ser em uma noite de poucas capturas e de céu nublado”, diz.
Segundo ele, isso pode indicar que o objeto celeste caiu não tão distante do local da estação. A imagem capturada pela câmera foi postada na rede social do clube e chamou a atenção dos seguidores pelo brilho intenso.
“Muitas pessoas disseram também terem visto a olho nu o momento da queda. Já peguei outros meteoros brilhantes assim antes, mas são mais raros. Estou operando as minhas estações há uns seis meses e este foi o terceiro com essa intensidade”, afirma.