Variante do novo coronavírus já circula em Alagoas; Sesau se pronuncia

Laboratório confirmou variante presente em duas pacientes.

Alagoas possui dois casos confirmados da nova variante P1 do Sars-CoV-2 (Novo Coronavírus). A constatação se deu após análise de amostras de pacientes de Alagoas enviadas à Fundação Oswaldo Cruz para realização de sequenciamento genético, de acordo com determinação do Ministério da Saúde.

Na última terça (16), a Fiocruz identificou dois casos com a variante. O primeiro deles, em uma paciente do sexo feminino, de 36 anos, residente no município de Viçosa, que havia viajado para Manaus em 22 de janeiro. No dia 25, a paciente apresentou dispneia e tosse e foi orientada a fazer isolamento domiciliar. O caso é classificado pelas autoridades de saúde como alóctone, ou seja, importado.

O segundo caso, no entanto, é classificado como autóctone, o que indica que a variante está em circulação no Estado. A paciente tem 64 anos, reside no município de Anadia e não apresenta nenhuma história de viagem ou de alguém que tenha vindo de Manaus. A infecção foi confirmada no dia 25 de janeiro.

De acordo com a nota informativa emitida pela Sesau, em nenhum dos dois casos foi encontrada relação com pacientes recebidos de Manaus no Hospital da Mulher ou Hospital Universitário. A nota ainda alerta para maior transmissibilidade desta variante. Confira abaixo:

Evidências apontam que esta nova variante possui maior transmissibilidade, ou seja, maior capacidade de disseminação, sem, contudo estar associada a quadros clínicos mais graves que sua variante de origem.

Assim, é altamente recomendável a adoção das seguintes medidas:

Uso obrigatório de máscara em ambientes públicos;

Manutenção da etiqueta social;

Higienização adequada e frequente das mãos;

 Ações que visem e promovam o distanciamento social.

É importante salientar que tais medidas se fazem mais necessárias neste momento, devido à iminente entrada na sazonalidade de doenças respiratórias em nosso meio, período em que sabidamente aumenta a ocorrência de diversas doenças respiratórias, acrescentando-se agora, a COVID-19, situação que pode ser agravada com a circulação da P1.

Em nota enviada à imprensa na manhã desta quinta (18), a Secretaria de Estado da Saúde convocou uma entrevista coletiva para as 11h30, onde serão repassados os detalhes do boletim.

Leia também

Alagoas confirma 650 novos casos e mais 10 mortes por Covid-19

 

Veja Mais

Deixe um comentário