O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem (24) os dados sobre a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. De acordo com o órgão, no primeiro dia foi registrado 72,2% de abstenção. No segundo dia de reaplicação, essa porcentagem foi 72,6%.
Puderam realizar a solicitação os estudantes que estavam inscritos no Enem regular, mas que apresentaram sintomas da Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas, além disso, estudantes que foram prejudicados por questões logísticas, como falta de luz, no dia do exame.
Esta é a terceira e última rodada de aplicação do Enem 2020, após o Enem impresso regular e o Enem digital. O exame foi aplicado no Distrito Federal e em 1.503 municípios distribuídos em todos os estados. No total, 63.468 estudantes fizeram as provas do primeiro dia e, 64.213, do segundo.
Resultados
Os gabaritos das provas objetivas estarão disponíveis, segundo o Inep, na segunda-feira (1º) junto com os Cadernos de Questões. Os resultados do Enem 2020, tanto do impresso quanto do digital e da reaplicação, serão divulgados no dia 29 de março.
As notas do Enem poderão ser usadas para ingressar no ensino superior e para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Enem PPL
No mesmo dia da reaplicação, adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) realizaram o exame. Dos cerca de 42 mil inscritos, segundo o Inep, 24,9% faltaram no primeiro dia e 28% no segundo.
O Enem PPL é aplicado dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação. Só podem participar aqueles que assinam Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso por meio de um sistema on-line.
* Com informações da Agência Brasil