A Prefeitura do município de Maribondo publicou nesta terça-feira, 2, decreto estabelecendo novas medidas restritivas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Uma delas é o toque de recolher que entra em vigor em todo o município. Nas áreas urbanas no período entre 22h e 5h da manhã e na área rural das 20h às 5h.
O decreto assinado pela prefeita Leopoldina Amorim traz detalha a proibição da circulação de pessoas em logradouros públicos durante esse período, exceto:
- Transporte de pacientes e aquisição de medicamentos
- Deslocamento de profissionais de atividades consideradas essenciais
- Delivery de produtos alimentícios e agropecuário
Ainda conforme decreto, é obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos, equipamento de transporte público coletivo, e serviços em funcionamento no município. Proprietários de estabelecimentos poderão impedir a entrada de pessoas que não estiveram obedecendo a determinação.
A prefeitura também estabeleceu uma série de critérios para o funcionamento de bares, restaurantes e food-trucks, a exemplo do espaço entre as mesas e normas sanitárias.
Está proibido o funcionamento de casas de show, salões de festas, discotecas e afins.
Leopoldina Amorim justifica que sua decisão se baseou no surgimento da nova variante brasileira da Covid-19, recém detectada nos municípios de Viçosa e Anadia, que estão localizados na circunvizinhança. O descumprimento do decreto pode acarretar em sanções civis e administrativas.