O governador Renan Filho anunciou novas medidas após o aumento no número de casos de contaminação e mortes por Covid-19 em território alagoano. De acordo com o relatório divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) neste domingo (7),135.566 casos de coronavírus foram registrados em Alagoas e 3.087 não resistiram à doença.
Em uma transmissão ao vivo realizada no final da tarde deste domingo (7), o chefe do executivo estadual decretou que as regiões do Agreste e Sertão de Alagoas ficam na bandeira vermelha enquanto as demais regiões do estado entram na fase laranja do Plano de Distanciamento Social. O decreto é válido, inicialmente, até a meia noite da terça-feira da próxima semana.
Ainda de acordo com o relatório da Sesau, foi registrado aumento preocupante nas ocupações de leitos com respiradores para pacientes com covid-19 no Estado. O número que girava em torno de 53% saltou para 74% de leitos com respiradores ocupados.
“O Sertão de Alagoas já teve nesta segunda onda, mais mortes do que na primeira onda de disseminação do vírus. O mesmo acontece no Agreste, que explodiu a quantidade de casos. Se cresce caso, cresce internação hospitalar e o número de mortes. A saída para essa crise, tanto sanitária quanto econômica, é a vacina”. Completou o governador Renan Filho.
Renan Filho também voltou a alertar à população para o uso de máscaras e distanciamento social necessário com intuito de amenizar o número de casos de Covid-19.
O que muda?
Em Maceió, bares e restaurantes podem funcionar de 6h da manhã até as 20h enquanto igrejas e academias só poderão funcionar com 30% da capacidade. Já no Sertão e Agreste, academias e o comerciam fecham as portas, sendo permitido apenas o funcionamento de serviços essenciais como farmácias, supermercados, hospitais, entre outros.