Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP), a Polícia Civil de Alagoas deflagrou, nesta segunda-feira (8), a Operação Resguardo, maior ação de combate a crimes de violência contra a mulher do Brasil.
A Operação Resguardo acontece nos 26 Estados e no Distrito Federal e é a maior de combate a crimes de violência contra a mulher no país, e vem sendo desenvolvida desde o dia 1º de janeiro deste ano.
A operação integrada teve início no dia 1º de janeiro de 2021 em todo o Brasil. Desde então, a PC de Alagoas já apurou mais de 49 denúncias, 89 inquéritos policiais foram instaurados e 108 concluídos, 27 autos de prisão em flagrante, confecção de 59 Termos Circunstanciados de Ocorrência, com atendimento de mais de 378 mulheres vítimas de violência e a prisão de 20 agressores em Maceió, além de 139 visitas e diligências, até o dia de hoje. Também foram solicitadas 40 medidas protetivas.
Com o acompanhamento da delegada-geral Adjunta da Polícia Civil, Kátia Emanuelly, em Alagoas, a ação está sendo coordenada pela delegada Paula Mercês, titular da Delegacia da Mulher 1, mas os dados são relativos também à Delegacia da Mulher 2, que é comandada pela delegada Cássia Mabel.
“Os trabalhos se iniciaram em janeiro e findam hoje. Em nosso Estado participaram da operação as duas Delegacias da Mulher da capital. Intensificamos nossas ações na instauração e conclusão de Inquéritos policiais de violência doméstica, e pedidos de medidas protetivas”, disse a delegada Paula Mercês.