O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deu um recado ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, durante a reunião que uniu três Poderes hoje, em Brasília. Segundo o blog apurou, na presença de Araújo, Lira disse que o ministro das Relações Exteriores precisa tomar a frente das conversas bilaterais, principalmente com China, Índia e EUA –e que esse trabalho não cabe a ele e ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), como tem acontecido.
Araújo não respondeu, pois não foi dada a palavra a nenhum ministro. O ministro está na mira, há algumas semanas, de parlamentares, por ter inviabilizado o diálogo com outros países no momento mais crítico da pandemia.
Apesar das críticas a Araújo, a cúpula do Congresso, Lira e Rodrigo Pacheco, está em um esforço conjunto com o Planalto para conseguir uma trégua entre governadores, parlamentares e Executivo, e avalia que Bolsonaro modulou seu discurso pressionado por diferentes setores da sociedade.
Na reunião, Lira pediu que os ânimos sejam apaziguados e que haja uma “despolitização” do tema, entre políticos de esquerda e direta, para resolver a saída da pandemia.
O presidente da Câmara, após a reunião dos Poderes, também fez este apelo a líderes partidários.
Sobre isolamento e distanciamento social, não houve defesa enfática, tampouco foi tratado qualquer cenário com ‘lockdown’.