Depois de ver os pais ficarem por mais de um ano dentro de casa, sem poder sair por causa da pandemia da Covid-19, as professoras Grazielli e Giselli Perini resolveram homenagear os profissionais de saúde ao levar a mãe para ser vacinada contra a doença na Serra, na Grande Vitória.
Elas prepararam cartazes com mensagens em homenagem aos profissionais da saúde e em alusão à importância da ciência e da vacinação. Nos cartazes, dizeres como “vacina sim”, “viva a Fiocruz” e “viva o Butantan”.
“Nossa intenção foi homenagear os profissionais de saúde, enaltecer a importância da ciência e da educação. Vemos que pessoas que estudam, pesquisadores e cientistas, são criticadas por causa disso. Somos professoras, e dizemos sempre que a educação faz toda a diferença. Não temos um pesquisador no Butantan descobrindo a vacina se não tiver educação de base”, considerou Grazielli.
A professora contou que, inicialmente, a mãe delas, Maria Yolanda, de 75 anos, estava com medo de ter reações negativas. Porém, ficou tranquila ao ver a alegria dos profissionais quando elas chegaram ao Pró-Cidadão, no último sábado (20), para a vacinação no esquema drive-thru.
“A primeira profissional, na triagem, disse ‘Eu estou emocionada com o que vocês fizeram’. Começou a aparecer vários funcionários para tirar foto. O que era o medo da minha mãe, se transformou em alegria. A alegria de quem estava trabalhando nos deixou muito felizes. Os profissionais chamavam uns aos outros para ver”, lembrou.