A vacinação de primeira dose contra a Covid-19 foi suspensa em Salvador, no início da tarde desta terça-feira (6), após o estoque de imunizações acabar. A imunização da segunda dose segue normalmente na cidade.
A interrupção era prevista pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que anunciou na segunda-feira que a vacinação desta terça seria das 8h às 12h, para idosos com 62 anos ou mais.
A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) informou que mais 40 mil doses, que estariam reservadas para aplicação de segunda dose, seriam disponibilizadas ainda nesta tarde para servir como estoque da primeira dose em Salvador.
O secretário municipal Léo Prates disse que precisa da autorização por escrito para utilizar essas 40 mil doses da segunda aplicação como primeira dose, conforme orientado pela Sesab. E, quando receber o aval, o serviço de imunização voltaria a funcionar nos postos.
Até a última atualização desta reportagem, a prefeitura da capital não havia informado se as vacinas já teriam sido recebidas, nem quando a vacinação seria retomada.
A aplicação da segunda dose em idosos e trabalhadores da Saúde continua funcionando normalmente nos postos fixos e drive-thru em Salvador.
Vitória da Conquista
O estoque de primeira dose da vacina também chegou ao fim em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. No domingo (5), estavam sendo vacinados idosos com 66 anos ou mais. No entanto, as doses acabaram e o serviço precisou ser interrompido. Segundo a prefeitura, 1.973 idosos foram vacinados.
O órgão aguarda o envio de uma nova remessa para dar prosseguimento à campanha de imunização.
A aplicação da segunda dose, no entanto, continua normalmente. Quem tem a data agendada no cartão de vacina deve procurar os postos para receber o imunizante.
Lauro de Freitas
Em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, a vacinação foi suspensa na segunda-feira (5) pela mesma razão: as doses do imunizante esgotaram.
A prefeitura informou que a aplicação das segundas doses serão retomadas na quarta-feira (7), mas ainda não há previsão para retorno da vacinação de primeira dose.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, está prevista a chegada de novos lotes da vacina ainda nesta semana. Com isso, continuarão sendo vacinados os idosos com 64 anos ou mais.